quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Enem: especialistas dão dicas de como se sair bem nas provas



Principal porta de entrada nas universidades públicas atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, mobiliza escolas, cursinhos, e principalmente candidatos, na preparação para as mais de 4h de exame em seus dois dias de realização. Essa verdadeira maratona começa meses antes da aplicação da prova e busca além de reforçar os conteúdos que poderão cair no exame, preparar os candidatos psicologicamente para que tenham um bom desempenho e assim possam não só angariar uma vaga em uma das muitas instituições pelo país que aceitam o ENEM como forma de ingresso, mas também pleitear uma bolsa através do Programa Universidade para Todos – PROUNI.

Mas a busca por essa vaga através do ENEM estará mais concorrida esse ano. Segundo o INEP, foram mais de 8,7 milhões de inscritos, o que representa um acréscimo de 21,6% em relação ao ano passado.

O estudante Vitor Ramos Sousa é um desses inscritos. Em seu primeiro Enem, o candidato confirma o nervosismo e admite que a pressão atrapalha na hora de fazer a prova. “Dá aquele nervosismo sim, mas eu vou tentar ler com calma a questão e prestar atenção”, afirma. Para o candidato, que pretende cursa design ou arquitetura em outro estado, a pressão para conseguir um curso superior também pode atrapalhar o desempenho. “A pressão para conseguir um curso é muito grande, principalmente porque nos preparamos durante meses e a prova é muito cansativa, além de que nós só teremos uma chance”, afimou.

Vitor, que já terminou o ensino médio e faz cursinho pela manhã, ainda estuda cerca de duas horas em casa todo dia e afirma que seu maior medo são as provas português e matemática, um dos motivos que o fez optar também pelos cursinhos. “Eu sempre procuro estudar em casas, dar uma revisada naquilo que foi dado no cursinho, principalmente nas matérias de português e matemática, que são as que eu tenho mais medo”, decalrou.

Buscar complementar os estudos e revisar assuntos já abordados estão entre os principais motivos que levam candidatos aos cursinhos, mesmo aqueles que ainda estão no ensino médio. É o que defende Saul Filho, coordenador pedagógico e professor de geografia em um cursinho em São Luís. “Há boas escolas em São Luís que preparam para o ENEM, mas muitos alunos procuram o cursinho na busca por um reforço nas aulas que tem nas escolas, para assim se sentirem mais preparados para a prova”.

O professor também dá dicas para os candidatos que irão fazer a prova. “O aluno deve aprender a trabalhar seu tempo, porque a prova é longa e o tempo é curto. Então caso ele não saiba uma questão, deve pular logo para a seguinte. Além do mais, muitas questões possuem textos longos. Então, aconselho o aluno primeiro a ler a questão e depois o texto”, afirmou.

A Psicóloga, Dayane Gomes dos Santos, aponta o nervosismo como principal fator que pode atrapalha o rendimento dos candidatos. “O medo de errar, devido o peso que a prova possue, afeta emocionalmente o candidato. A ansiedade e o nervosismo acabam interferindo no candidato que acaba por avaliar mais o resultado da prova do que prestar atenção no exame em sim”. Para tentar aliviar o estress, a psicóloga dá dicas simples que os estudantes podem tomar. “É importante que um dia antes da prova, o candidato procure relaxar e também que não coma alimentos muitos pesados e dificéis de serem digeridos. É bom também os estudantes se organizarem de antemão para evitar surpresas que possam deixá-los mais nervosos”.

0 comentários:

Postar um comentário