sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Quilombolas do MA ganharão projetos de aquicultura

por Gabriela Eduarda  do GI
proejtos
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em parceria com o Governo do Estado, vai implantar projetos de aquicultura em áreas quilombolas maranhenses.
Para discutir esta parceria, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), promoveu uma reunião com o diretor de Diretor do Departamento de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura em Estabelecimentos Rurais e Áreas Urbanas do MPA, Luiz Oswaldo de Souza.
Participaram do encontro o secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo, a secretária do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro), Conceição Andrade, a secretária de Igualdade Racial (Seir), Claudete Ribeiro, além de representantes das Secretarias da Mulher e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, sociedade civil organizada, bancos, estudantes do curso de Engenharia de Pesca e professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma).
O diretor do MPA, Luiz Oswaldo de Souza, informou que o Maranhão terá prioridade na implantação dos projetos, que fazem parte de um programa que ele está elaborando no MPA, com o objetivo do aumento da produção como alternativa para diminuir a pobreza nessas áreas.
“Até o final do mês de março iremos concluir a elaboração do programa e o Maranhão terá prioridade na execução, pois possui mais de 600 comunidades quilombolas, concentrando a maior parte daquelas existentes no Brasil”, explicou o diretor do MPA.
De acordo com Luiz Oswaldo de Sousa, é imprescindível a parceria entre governos estadual, federal e municipal e sociedade civil organizada e principalmente a união entre os órgãos que atuam com ações voltadas para o setor agropecuário.
Informado pelo secretário Cláudio Azevedo de que no Maranhão a Sagrima, a Sedagro, Sebrae e outros órgãos estão discutindo ações em conjunto voltadas para o setor agropecuário, o diretor Luiz Oswaldo afirmou que essa parceria é fundamental para a execução dos projetos que serão implantados.
“Esse encontro foi muito importante porque estão aqui representantes não só do governo estadual, mas também de vários setores. Isso com certeza é um diferencial que contribuirá muito para o sucesso dos projetos”, avaliou ele, após o término da reunião.
Os projetos que serão implantados em áreas quilombolas seguirão a metodologia adotada pelo Banco do Brasil, do Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), que prevê a mobilização dos diversos setores, visando a sustentabilidade dos projetos.
A criação de camarão, sururu e peixes fará parte dos projetos de aqüicultura que serão implantados em áreas quilombolas.
A gestora de Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Icatu, Élida Carina dos Santos Torres, vê na instalação desses projetos uma oportunidade para os quilombolas que residem nas 42 comunidades do município. “Icatu tem potencial, muita água e isso é uma fonte de riqueza para esses quilombolas”, afirmou ela.
O secretário Cláudio Azevedo sugeriu aos participantes a criação de um Grupo de Trabalho para discutir as demandas dos quilombolas e também auxiliar o Ministério da Pesca e Aquicultura na elaboração dos projetos.
A reunião encerrou com a apresentação do Superintendente de Promoção e Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura da Sagrima, José de Ribamar Rodrigues Pereira, que apresentou as principais ações que serão executadas pelo governo estadual na área de aquicultura, como uma das estratégias para a mitigação da pobreza rural maranhense.

0 comentários:

Postar um comentário