quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Fidel Castro diz que modelo econômico de Cuba não funciona mais

FONTE:O Globo

 


HAVANA - O atual modelo econômico de Cuba "não funciona mais". A afirmação não seria novidade se não tivesse sido feita por Fidel Castro, que raramente se pronuncia sobre a situação interna da ilha. As declarações, dadas a um jornalista americano em Havana, foram divulgadas nesta quarta-feira e ainda não foram comentadas pelo regime comunista.
O fato de as coisas na ilha não estarem funcionando de forma eficiente não é novidade. O próprio Raúl Castro, presidente de Cuba, já havia deixado claro isso repetidas vezes desde que assumiu o lugar do irmão, em 2008. Mas tendo saído de Fidel, que está voltando à atividade após um longo período de afastamento, deve gerar polêmica.
Em um post em seu blog no site da revista americana "The Atlantic", o repórter Jeffrey Goldberg contou que estava sentado à mesa de almoço com Fidel - após uma entrevista de quase três horas de duração - quando resolveu perguntar se "o modelo cubano ainda era digno de exportação".
"O modelo cubano não funciona nem mais para nós", respondeu então Fidel, sem se estender mais.
Goldberg viajou a Cuba na semana passada a convite do próprio Fidel, para discutir um artigo da "Atlantic" sobre o programa nuclear iraniano. Segundo a agência de notícias AP, a entrevista foi a primeira dada a um jornalista americano desde que o líder cubano deixou a Presidência.

0 comentários:

Postar um comentário