quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Semcas encerra seminário sobre atendimento a pessoas com deficiência

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), realizou, até esta quarta-feira (15), na Associação Comercial do Maranhão (ACM), o seminário interno “As Pessoas com Deficiência e a Política de Assistência Social: Qualificando o Atendimento”.
O encontro teve o objetivo de capacitar os servidores da Secretaria para otimizar o serviço de atendimento prestado aos usuários com deficiência.
O seminário foi aberto com a palestra “Inclusão e Acessibilidade: Direito Fundamental da Pessoa Humana”, ministrada pelo ativista de direitos das pessoas
com deficiência e autor de livros sobre inclusão, Romeu Kazumi Sassaki. Ele integra o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) e o Comitê Brasileiro de Tecnologia Assistiva (CAT).
Ao longo do encontro, através de painéis e mesas redondas, os participantes debateram estratégias de ampliação do atendimento à pessoa com deficiência, como a intersetorialidade de ações e territorialização dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas).
Inclusão social - Durante o debate, a titular da Semcas, Roseli Ramos, falou sobre o conceito de inclusão social. “Queremos lançar um novo olhar para que nossas ações sejam inclusivas e não integradoras. A integração é quando a gente deseja que as pessoas adquiram capacidades para estarem em um ambiente considerado estável. E a inclusão é quando o ambiente se adapta à pessoa”, disse a secretária.
Em seguida, o promotor de Direitos da Pessoa com Deficiência, Ronald Pereira, enfatizou a importância do serviço de assistência social na garantia de direitos às pessoas com deficiência. “A assistência social é um direito fundamental da população e é dever do gestor público prestar esse serviço”, disse.
Participaram do evento também a secretária municipal de Educação, Sueli Tonial; o promotor de justiça em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ronald Pereira dos Santos; a coordenadora do Serviço de Proteção Especial a Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência da Semcas, Jesus Monteles; e o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Manoel do Vale, entre outros
FONTE: Jornal Pequeno

0 comentários:

Postar um comentário