Diário do Mearim Cidadania

Diário do Mearim Cidadania

domingo, 30 de março de 2014

ABL completa 13 anos com Café literário e lança Edital para ingresso de novos membros


Em comemoração aos 13 anos  de fundação da Academia bacabalense de letras, escritores e poetas membros daquela casa de cultura realizaram  no período de 24 a 30 de março  uma serie de atividades literária.  A semana começou  com a ida de uma equipe de acadêmicos a uma tv local para gravarem entrevista sobre so 13 anos da Academia.
Um dos pontos altos da programação foi o café literário realizado quinta-feira(27) no Colégio Militar Tiradentes de Bacabal, onde os escritores e poetas Zezinho Casanova, Costa Filho, Iraide Martins, Raimundo Moraes Pessoa e Liduína Tavares fizeram uma exposição das obras da casa e exibiram vídeo com a retrospectiva da ABL, além de recitarem poemas e responderam às perguntas feitas pelos estudantes da escola.
Devido ao grande número de aulos interessados em participar do momento, o Café Literário foi realizado em três etapas atendendo  120 alunos em cada uma delas, totalizando 360 pessoas incluindo coordenadores e professores.

Em sessão interna realizado sábado(29) a ABL promoveu uma análise de obras literárias de seus autores, entre eles Zezinho Casanova, Iraide Martins, Costa Filho, Dalva Sant]os, Raimundo Moraes Pessoa, Pedroenrique Coe Soares e Eliene Lopes  que recitaram poesias ou leram crônicas e teve sues textos analisados pelos colegas. A Acadêmica Eline Lopes doou para a instituição uma bandeira e dois livros para  biblioteca.
As atividades da Academia não pararam por aí, domingo(30), o Presidente da Casa Zezinho Casanova esteve a convite do locutor  Riba LIma na rádio Bacabal  FM participando do Programa Conexão 93 , na oportunidade o mesmo homenageou todos os membros da ABL e agradeceu a comunidade bacabalense pelo o apoio dada à instituição.


 EDITAL DE INGRESSO NA ABL


Desde do dia 24 de março,a aniversário de fundação da Academia Bacabalense de Letras, encontram-se abertas as inscrições para ingresso na ABL, os interessados devem  cumprir os seguintes requisitos:
 Ser natural do município de Bacabal ou região do Médio-Mearim; não o sendo ter o mínimo de sete anos de residência fixa em uma das cidades do Médio-Mearim, com apresentação de xérox e original de comprovante de residência e RG;Exercer notória e comprovada atividade literária.
      A formalização do pedido de inscrição deverá ser entregue junto à ABL em sua Sede Provisória no pr[édio onde funciona o Centro de Artesanato Neirisan Monteiro no Centro /cultural de Bacabal ou na Rua Madre Candida, 105 Bairro Madre Rosa, CEP: 65700-000, Bacabal–MA, acompanhada de três exemplares, biografia versando sobre a vida, com destaque na atuação literária do candidato
    Caso a obra apresentada não seja publicada deverá ser apresentada sob forma de encadernação digitada em fonte arial ou times new roman 12, numerada e assinada pelo autor na última folha de cada exemplar. No caso da categoria poesia, será aceita uma poesia, por página mesmo que esta não ocupe a totalidade da folha
      O candidato deverá preencher um Requerimento de candidatura Ficha do Escritor e Declaração de conhecimento dos critérios utilizados para o processo (disponíveis no local da inscrição).
        As inscrições poderão ser feitas até o dia 24 de maio de 2014.

0 comentários:

Postar um comentário