A cidade de Bacabal marcou presença na 13ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos, realizada nesta terça (7) e quarta-feira (8) no Centro Universitário da Faculdade Santa Teresinha (CEST), em São Luís (MA). O evento foi aberto oficialmente pela Secretária de Estado de Direitos Humanose Participação Popular Lília Raquel que no ato representou o GovernadorCarlosBrandão, e reuniu representantes de diversas regiões do estado, teve como tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: Consolidar a Democracia, Resistir aos Retrocessos e Avançar na Garantia de Direitos para Todas as Pessoas”.
A delegação de Bacabal foi composta por dez representantes, sendo três do poder público e sete da sociedade civil, eleitos durante a etapa municipal. O grupo participou ativamente dos debates e das oficinas temáticas que buscam fortalecer a política de direitos humanos a partir dos territórios e consolidar propostas que serão levadas à Etapa Nacional, a ser realizada ainda este ano.
Entre os destaques da comitiva bacabalense estão a secretária municipal da Juventude, Gleciane Brandão, representando o poder público; Eraldo Reis, do Quilombo São Sebastião dos Pretos; Rita de Cássia, coordenadora da UNEGRO Bacabal; Dheik Filho, do Grupo Identidade; Anastácio, do Quilombo Piratininga; e Mãe Ângela, representante das Religiões de Matriz Africana, Francisca Rodrigues do Grupo Negro Palmares Renascendo e outras lideranças da sociedade civil.
A conferência estadual teve como objetivo aprofundar o debate sobre os desafios e avanços dos direitos humanos no Maranhão, fortalecendo a participação social e o compromisso coletivo na defesa da democracia e da justiça social.
Segundo Gleciane Brandão, a presença de Bacabal no evento “reforça o compromisso do município com a construção de uma sociedade mais justa, plural e democrática, onde todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas”.
Com essa participação, Bacabal reafirma seu papel ativo na luta pela garantia de direitos e no enfrentamento das desigualdades, integrando a mobilização estadual que busca consolidar um Sistema Nacional de Direitos Humanos forte, participativo e inclusivo.























0 comments:
Postar um comentário