segunda-feira, 13 de outubro de 2025

As Crianças são os Guardiões Ambientais do Amanhã

 As Crianças são os Guardiões Ambientais do Amanhã

José Carlos Aroucha.

Engº Florestal, Biólogo, Profº, Ambientalista, Escritor e Cronista.

As crianças são os verdadeiros guardiãs ambientais. A semente e o pólen do futuro estão nas mãos das crianças. Enquanto os adultos e idosos falam sobre o fim, elas juntam as sementes que caíram no chão, sem perceber que estão criando um mundo repleto de qualidade de vida socioambiental.

Quem ensina uma criança a amar o planeta, cultiva no tempo uma árvore que nunca deixará de florescer e frutificar. Educar uma criança é plantar a consciência socioambiental na terra fértil da esperança. Cada atitude e prática sustentável de preservação ambiental e da natureza, ensinada na infância, é uma semente para as mudanças socioambientais.

É dever e responsabilidade da escola, da família e da comunidade promover a consciência ecológica nas gerações mais jovens, instruindo-os de que a Terra não é um recurso natural a ser explorado, mas um lar a ser preservado. Quando as crianças entendem a importância de descartar corretamente os resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos, manter os rios limpos, não jogar lixo nos espaços públicos, preservar as árvores e garantir a liberdade dos animais, o futuro se torna mais sólido e verdadeiramente sustentável.

Para elas, o planeta ainda está vivo — azul, verde, inteiro. É nelas que a Terra se reinventa, brincando de ser imortal. Cada risada é uma brisa fresca, trazendo esperança para os desertos que a humanidade permitiu que crescessem.

Um dia, talvez, quem sabe, os rios e as florestas relatarão de maneira singela e harmônica, histórias de quando foram salvos por pequenas mãos ambientalistas curiosas e ingênuas. Os recursos hídricos naturais e as árvores sussurrarão agradecimento a quem lhes devolveu o direito de viver e de respirar.

Porque o futuro não se origina nas indústrias e fábricas, nem nas cidades de concreto, que representam as autênticas selvas de pedra. O futuro se forma no coração puro de uma criança que aprende que o chão é sagrado e que o meio ambiente e a natureza são seu lar.

O verdadeiro progresso surge do equilíbrio entre o conhecimento e a emoção. É nas mãos das crianças — esses pequenos guardiões ambientais do futuro — que reside a esperança de um planeta que ainda pode prosperar em um ambiente saudável .

0 comments:

Postar um comentário