domingo, 14 de agosto de 2022

Academia Bacabalense de Letras empossa três novos Imortais


A Academia Bacabalense de Letras realizou na noite desta sexta-feira (12) Sessão Pública alusiva à morte de João Mohana, na ocasião aquela casa literária deu posse a três novos escritores; Argelina Albuquerque, Larissa Emanuelle e Mateus Soares. O evento ocorreu no Auditório do Fórum de Justiça de Bacabal, que ficou lotado considerando que foram respeitados todos os protocolos de saúde ainda vigentes para eventos presenciais.

A Presidente da casa, escritora Liduína Tavares, iniciou os trabalhos declamando a poesia de “Notícia”, “in memorian” ao escritor e advogado Eduardo Freitas Melo Junior, membro fundador-efetivo da cadeira nº 08, patroneada por Raimundo de Carvalho, ao mesmo tempo em que faz homenagem às mulheres vítimas de todo e qualquer tipo de violência, bem como a todas as crianças cuja esperança vem sendo violentada.

Em seguida a mesma chamou para ocupar assento em sua cadeiras os membros fundadores e efetivos da instituição, cada escritor ao se dirigir à frente, recitou ou leu um texto de sua autoria. Os escritores que iam tomar posse, passara pelo ritual de sobreposição do Fardão da Academia. O Acadêmico João Batista Costa Filho, membro fundador-efetivo da cadeira n° 02, patroneada por Osvaldo Neves, para proferiu discurso in memorian aos membros antecessores falecidos: Iraide da Silva Martins, Raimundo Sergio de Oliveira, Maria do Rosário Falcão Serra, Maria Dalva dos Santos Silva, Etevaldo Santos, Demosthenes Braga Sobrinho e Raimundo Morais Pessoa.
Os novos escritores tomaram posse ao assinar o Termo de posse: Larissa Emanuele da Silva Rodrigues de Oliveira –membra sucessora-efetiva de Iraide da Silva Martins, fundadora da cadeira 4, patroneada por Raimundo Queiroz. Mateus Ribeiro Soares – membro sucessor-efetivo de Raimundo Sergio de Oliveira, fundador da cadeira 16, patroneada por Frederico Leda. Argelina Pinto Albuquerque Dias – membra sucessora-efetiva de Maria Dalva dos Santos Silva, fundadora da cadeira 22, patroneada por Massoé Sousa Carvalho. Os novos membros foram então diplomados pela Presidência da Casa.

Todos os Acadêmicos os acadêmicos se posicionarem de pé, e com a mão direita sobre o peito, publicamente fizeram uma espécie de juramento , onde assumem e/ou reafirmam o compromisso acadêmico que a Academia Bacabalense de Letras com a defesa da Língua Portueguesa, Artes, Ciência e da Literatura. Cada Membro eleito realizou seu discurso de posse.
O poeta e escritor fundador da cadeira n° 01, membro efetivo Francisco José "Casanova" da Silva, Patroneado por João Mohana , proferiu discurso para acolher os membros sucessores imortalizados, Após i ritual final, foi servido um coquetel onde o publico presente, aproveitou para confraternizar e conversar sobre literatura com os imortais.































0 comentários:

Postar um comentário