domingo, 11 de agosto de 2019

Cortes na saúde deixam profissionais sobrecarregados e comprometem atendimentos

Há alguns dias a equipe do Diário do Mearim publicou matéria alertando para redução de atendimento no Hospital Regional Laura Vasconcelos. A notícia mexeu com a cabeça de muita gente, mas como havíamos publicado, a redução já aconteceu, em Bacabal atingiu  o setor de ortopedia com apenas um profissional (médico ) por plantão, o que não atende a demanda de Bacabal e região. 
Em visita aquela importante casa de saúde, constamos que apenas um médico não dá conta de atender a todos os casos, o que gera uma sobrecarga de trabalho. O setor de observação do hospital super lotado têm pacientes pelos corredores em macas e  leitos improvisados .A boa vontade de médicos e enfermeiros não basta para prestar um bom serviço a saúde do povo.
O corte  de despesas na área da saúde atinge em cheio a imagem do Governador Flávio Dino avaliados pela mídia especializada como um dos melhores gestores do Brasil. A redução do numero de médicos não é exclusividade de Bacabal, mesmo na capital e  em outros hospitais do interior do estado a situação se agrava. Essas contenções  se devem as reduções e cortes orçamentários promovidos pela Secretaria de Estado da Saúde, em algumas unidades de saúde foram reduzidas ou  canceladas a prestação de seviços  de otorrinolaringologia, Urologia, em Bacabal coube a redução de profissionais da ortopedia, o que é preocupante numa região com alto índice de acidentantes de trannsito.
A Associação Balsense de Médicos  encaminhou ao Dr. Calos Lula Secretário Estadual de Saúde, ofício onde afirmam serem contra a decisão tomada pelo governo do Estado de Cancelamento das cirurgias eletivas  como medida de contenção de despesa no Hospital Regional de Balsas. Algumas câmaras municipais também se manifestaram sobre a redução de quadros de profissionais da saúde.
Em Bacabal, o Hospital Regional Laura Vasconcelos continua prestando excelentes serviços, mas a redução de profissionais na Ortopedia deixa a casa de saúde vulnerável  sobrecarregada,  com a qualidade dos serviços comprometida começam a aparecer os pequenos problemas que podem levar ao caos,, A comunidade está atenda e na defesa de seus direitos à saúde.

0 comentários:

Postar um comentário