terça-feira, 22 de agosto de 2017

UNEGRO cria núcleo em Bacabal

Com o objetivo de resgatar o movimento negro bacabalense unificando a luta contra o racismo em todas as suas formas de manifestação e tirar a comunidade negra da invisibilidade social em Bacabal,  um grupo de pessoas articualdos pelo Poeta Zezinho Casanova e os militantes Ana Clyde e Tigela, reuniram-se dia 11 de agosto em sala  cedida pela Secretaria de Cultura do Municipio com representantes de várias comunidades quilobolas rurais e urbanas e decidiram por unanimidade a criação de uma entidade que tevesse empenho na preservação e desenvolmento da cultura negra. A escolhida foi a UNEGRO - União  de Negros pela Igualdade.
Tigela, Ana Cleyde e Casanova articuladores de UNEGRO-BACABAL

A União de Negros pela Igualdade(UNEGRO) foi fundada a nível nacional em 14 de julho de 1988, em Salvador, Bahia, por um frupo de militantes do movimento negro para articular a luta contra o racismo com a de classes e contra as desigualdades de gênero.

Assembleia de Fundação da Unegro-Bacabal

Apesar de contar com poucos recursos materais, pois sua sustentação básica vem da contribuição financeira voluntária dos seus militantes, nestes quase vinte anos de existencia, a organização acumulou em capital político que credencia como uma das principais interlocutoras do movimento negro brasileiro. No Maranhão a UNEGRO foi fundada em 28 de Novembro de 2009, em Codó, cidade de forte tradição cultural negra.

NÚCLEO BACABAL

Em Bacabal a organização já conta com uma direção executiva formado por militantes históricos do movimento negro e por jovens lideraças quilombolas, a entidade será oficialmente lançada em Bacabal dia 14 de setembro em  seminário com a presença da Executiva Estadual com o tema; "Desafios atuais da UNEGRO: conjutura politica, economica e social" , o local do evento será confimado com os organizadores.
unegro- Bacabal em  Reunião do Conselho M. de Igualdade Racial

Além da defesa dos direitos culturais da população negra, a Unegro-Bacabal pretende realizxar ações  solidárias e de apoio aos povos quilombolas, africanos  e oprimidos de tdo o mundo, estimuçar à participação politica de seus sócios na luta pelo exercicio da cidadania negra em todos os setores sociais de Bacabal.
Para se filiar à entidade as pessoas devem procurar os dirigentes da mesma em Bacabal ou entrar em contato com o Secretário de Comunicação e Relações Internacionais da entidade em Bacabal Zezinho Casanova pelo e-mail unegrobacabal@gmail.com. 
Veja abaixo composição da executiva da Unegro em Bacabal.
UNEGRO BACABAL EXECUTIVA MUNICPAL
      I.        Coordenador Geral: Antonio Raimundo Carvalho da Silva
    II.        Vice-Coordenador:  Ana Clyde de Carvalho Nunes
   III.        Secretário Geral: Rita de Cássia R. de Castro
  IV.        Secretário Geral Adjunto: Maria do Amparo Rodrigues Ferreira
   V.        Secretaria de Finanças: Sheila Raquel Pereira Dos Santos
  VI.        Secretaria Adjunta de Finanças: Weslania da Costa Reis
 VII.        Secretaria de  Comunicação e Relações Internacionais: Francisco José da Silva
1.Departamento de Comunicação: Werlyson Lima de Sousa
2.    Departamento de Relações Internacionais e imigração: Rosana Alves dos Santos
VIII.        Secretaria de Desenvolvimento Social. Gestão de  Trabalho. Emprego e Renda: Delfim José Ferreira filho
  IX.   Secretaria de direitos Humanos, Educação, Cidadania e Formação Política e Juventude: Fladney Francisco da Silva Ferreira

1.    Diretor do Departamento  de Políticas para Mulheres e Relações de gênero, segmento LGBT: Marcia Jane
2.    Departamento de  Políticas para Povos e comunidades Tradicionais e de Matrizes Africanas: Angela Maria Pacheco Claúdio
3.    Departamento de Políticas para Crianças, adolescentes e pessoas da Terceira Idade: Janice Rodrigues
4.    Departamento de Políticas de Pessoas com deficiência e mobilidade reduzida:
5.    Departamento de Cultura, Turismo  e Patrimônio Material:  J.C
6.    Departamento de Segurança Pública, Administração Carcerária e População Negra em situação de rua. Tortura, Trabalho escravo e tráfico de Pessoas: Dr. Diego Roberto da Luz Cantanhede
7.    Departamento de Proteção ao Meio ambiente, Esporte, Lazer: Francisco das Chagas Xavier Araújo
8.    Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional para povos e comunidades Tradicionais e Saúde Integral da População Negra: Rodrigo Rodrigues Ferreira e Antonio Werley Florencio Pereira

0 comentários:

Postar um comentário