segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Mestra da cultura popular bacabalense recebe Premio do Governo do Estado


Quem construiu a identidade cultural do Maranhão, fez e faz História e repassa os saberes populares mais genuínos foram, finalmente, eternizados na memoria oficial do estado. Na noite da última quinta-feira (17), no Convento das Mercês, o governador Flávio Dino realizou a cerimônia de premiação de Mestres e Mestras da Cultura Popular e Tradicional. Uma noite emocionante, cheia de ritmos e memórias, de reconhecimento a alguns dos destaques da cultura e da arte maranhenses. Entre os homenageados uma Bacabalense teve sua noite de celebridade, dona Maria de Nazareth do Nascimento Souza, para a cultura maranhense "Mestra Nazinha" recebeu das maõs do Governador o Título Oficial de Mestra da cultura \popular do Maranhão na categoria Culinária Tradicional Maranhese, e teve seu nome inscrito para sempre no Livro de Saberes de Registro do Patrimonio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Maranhão.



                                    



A ideia da premiação, para além da entrega do diploma de reconhecimento e do valor repassado, é preservar e valorizar a história e a arte produzida no Maranhão. Para o governador Flávio Dino, a iniciativa reverencia quem realmente precisa ser lembrado pela História, condecora quem por anos esteve na invisibilidade, sem o reconhecimento que realmente merece.
“São líderes e heróis da luta e cultura do povo, que não tinham o reconhecimento devido de acordo com a lei, que garantisse que a narrativa oficial incorporasse esses saberes que foram delineados ao longo de séculos. E, por isso mesmo, nós estamos felizes de assegurar que, com essa premiação que receberão, eles terão o reconhecimento e estímulo necessário para aquilo que nós precisamos e desejamos, que é a garantia de que essa identidade, que eles representam, não se perderá. A História não pode ser apenas a história dos vencedores e poderosos, tem que ser a historia de todos”, destacou o governador, que ainda anunciou, diante do sucesso da noite, que o Prêmio, que antes seria feito de dois em dois anos, será realizado anualmente.
Acompanhada pela fiel amiga Raimundo, Secretário de Cultura de Bacabal, da Presidente do  Conselho Municipal de Cultura Marcia Jane, e dos técnicos da SEMUC Zezinho Casanova e Mestre Pinta, Mestra Nazinha é só alegria e exibia com orgulho o reconehcimento da arte de cozinhar os sabores típicos do maranhão.O prêmio de Mestra Nazinha foi concedido através da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). É a identificação de que o saber popular também é ciência. “A importância dessa premiação está ligada a manutenção da Cultura maranhense, nós precisamos reconhecer cada vez mais que existe uma forte produção cultural neste estado, de longa data, que marca a nossa identidade e que ultrapassa todas as fronteiras do estado, porque são nossos mestres que levam nossa cultural para fora do Maranhão”, pontuou o presidente da Fapema, Alex Oliveira.

O prêmio foi divido em dez categorias: Bumba meu Boi, Tambor de Crioula, Capoeira, Festas Religiosas Tradicionais, Danças Populares, Blocos Tradicionais, Artesanato Tradicional, Música Popular Maranhense, Culinária Tradicional e Griôs/Povos Tradicionais de Terreiro. Os dez candidatos vencedores receberam diploma de reconhecimento e premiação no valor de R$ 20 mil.

Puderam se inscrever no edital candidatos de grande experiência e conhecimento dos saberes e fazeres populares, dedicados às expressões culturais populares maranhenses, com reconhecimento da comunidade onde vivem e atuam, com longa permanência na atividade e capacidade de transmissão dos conhecimentos artísticos e culturais.
Marcia Precidente do Conselho Municipal de  Cultura, Governador Flávvio Dino e Paulo Campos Secretário de cultura de Bacabal

O Secretário de Cultura Paulo Campos afirmou que "A SEMUC continuará com a política de valorizaçãos dos Mestres da cultura popular, nossos tecnicos já estão autorizados a inscreve-los no Premio  2018, é assim que que sabemos fazer cultura, com respeito ao povo de Bacabal' concluiu Paulo Campos que aproveitou a oprotunidader para reolver outras demandas da cultura  Bacabalense.


Entre os ganhadores estiveram mestres e mestras dos municípios de São Luís, Icatu, Amarante do Maranhão, Axixá, Alcântara, Bacabal e Caxias.

Premiados e categorias

Antônio Ribeiro (Seu Tonico) – Bumba-meu-boi

José Tomás dos Santos ( Zequinha de Militão) – Tambor de Crioula

Antônio José da Conceição Ramos (Mestre Patinho) – Capoeira

Vicente Ramu’i Guajajara – Festas Religiosas Tradicionais – Festa do Mel

José Carlos Leite – Danças Populares Maranhenses

Waldete Moraes Corrêa (Cabeça Branca) – Bloco Tradicional

Neide de Jesus – Artesanato Tradicional Maranhense

Maria do Socorro Silva (Patativa) – Música Popular Maranhense

Maria de Nazareth do Nascimento Souza (Mestra Nazinha- Bacabal) – Culinária Tradicional Maranhense
Maria Madalena Carvalho (Mãe Madalena) – Griôs de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana – Povos de Terreiro

Texto adaptado por Zezinho a partir de materia da SECTUR

0 comentários:

Postar um comentário