A Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC), por meio do Centro de Artesanato “Neirisan
Monteiro” realizou nesta segunda (03)
por volta das 17h30 uma reunião de trabalho com artesãos e trabalhadores manuais de Bacabal para iniciar
o Programa do Artesanato Bacabalense. Trata-se de uma série de políticas que serão desenvolvidas pela Prefeitura de
Bacabal visando dá maior visibilidade ao
artesanato produzido na cidade.
Uma das
primeiras medidas tomadas pela SEMUC será
a revitalização do Centro de Artesanato a começar pelo recadastramento de todos
os artesãos da cidade, o Centro passará por mudanças em sua estrutura física e
mostrara sua nova identidade visual na semana do aniversário de Bacabal.
Francisco
Urquisa diretor do Centro de Artesanato abriu a reunião falando um pouco da História do Centro de Artesanato, fez uma breve explanação sobre a
lei 10.402/2015, que cria o Programa Mais artesanato. Sancionada pelo governador
Flávio Dino e publicada no Diário Oficial do dia 29 de dezembro de 2015, mesma
data e que a lei começou a valer. Segundo Francisco Urquisa a lei fortalece a promoção da atividade da
cadeia produtiva associada ao turismo no Maranhão.
CARTEIRA
NACIONAL DO ARTESÃO
O Secretário
de Cultura Paulo Campos informou a todos os presentes na reunião que a Comissão
Estadual do Artesanato fará cadastro
para emissão da Carteira Nacional do Artesão.
A carteira é
gratuita, tem validade de quatro anos e é reconhecida em todo o território
nacional.É emitida após o registro do
artesão no Sistema de informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro ( Sicab).
Entre os benefícios do registro no Sicab estão a possibilidade de concorrer a
editais para participar em feiras de
artesanato regionais, nacionais e internacionais, e, em alguns estados,
o acesso a incentivo fiscais. Além disso em algumas instituições financeiras
pode ser utilizada como comprovante de emprego e renda.
“ Estamos
discutindo a criação do Programa do Artesanato Bacabalense por determinação do
Prefeito Zé Vieira, com isso cumprimos mais uma meta do Plano Municipal de
Cultura e para garantir o direito do artesão bacabalense a terem sua identidade
nacional, estaremos disponibilizando transporte para que todo artesão
interessado em tirar sua carteira do artesão possa chegar até a Ilha de São
Luis e fazer seu cadastro”, informa o
Secretário de Cultura, Paulo Campos.
O Secretário
disse ainda que a SEMUC passa por mudanças que aprimoram o funcionamento da
secretaria, que não somente os artesãos , mas artistas e produtores culturais
de todos seguimentos devem procurar a secretaria, atualizar seus cadastros
no mapeamento cultural do município e participarem de politicas publicas e
serviços promovidos pela secretaria de cultura.
0 comentários:
Postar um comentário