sexta-feira, 18 de março de 2022

IBGE divulga resultado do teste do Censo 2022 realizado em Bacabal


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na nesta quinta-feira (17), os resultados do Teste do Censo de 2022 que foi realizado em Bacabal nas imediações do Centro da cidade. O evento ocorreu no auditório da Prefeitura e contou com a presença de representantes de Secretarias municipais e do Poder Legislativo.

É a primeira vez que o IBGE organiza um teste para o Censo de proporção nacional para aperfeiçoar a operação. No Maranhão, a cidade de Bacabal foi escolhida para realização da operação. Foram avaliados equipamentos e sistemas, questionários, capacitação de pessoal, captura das coordenadas e a abordagem mista de coleta.

No total foram 3.508 endereços visitados com uma população de 6.521 pessoas divididas em um percentual correspondente a 45,3% de homens e 54,7% sendo mulheres. Desse total, 1.187 pessoas são moradores com mais de 60 anos de idade. Das entrevistas realizadas, 94,7% foram na modalidade presencial, 5,2% pela internet e 0,1% por telefone.

O vereador Venâncio do Peixe destaca a participação do Poder Legislativo no processo. “Enquanto Câmara de vereadores, buscamos ajudar o IBGE e fazer essa ponte direta com o Poder Executivo para que naquilo que fosse necessário nossa participação, estivéssemos em prontidão”, afirma.

O Coordenador da Área de Bacabal no Censo Saulo Carvalho ratificou: “Nós tivemos um apoio grande da Câmara Municipal, da Prefeitura de Bacabal e mais uma vez agradeço porque estão nos apoiando em tudo e nos cederam um posto de coleta, um local bem amplo com toda estrutura”.

“O teste serviu justamente para analisarmos as dificuldades existentes na execução dos nossos trabalhos, identificar e contornar. A gente também teve muitas coisas positivas e a maior que eu posso destacar, foi a receptividade da população que recebeu bem os recenseadores para que os trabalhos se tornassem muito mais agradáveis”, revela o Coordenador de Divulgação, João Ricardo Silva.

Gustavo de Mello, Coordenador Técnico do Censo no Maranhão, lembra que as residências que foram visitadas no teste, serão novamente inspecionadas no mês de agosto. “A cidade de Bacabal foi escolhida porque é uma cidade relativamente centralizada no Estado do Maranhão e isso facilitaria pra gente deslocar as equipes. É importante destacar que o nosso trabalho que foi feito, foi um teste. Mas a partir do dia primeiro de agosto, a população de Bacabal muito obrigado, mas, saibam que a gente vai voltar e visitar vocês novamente”.
Da  Assecom Bacabal, com fotos e redação de Wanderson Ricardo

0 comentários:

Postar um comentário