terça-feira, 15 de outubro de 2019

Isaque Folha Minestra Palestra em Alto Alegre do Maranhão


O Pedagogo, músico e escritor Isaque Folha, realizou na manha desta segunda feira (14) no Templo Central da Assembléia de Deus de  Alegre do Maranhão, uma palestra motivacional para professores da rede publica municipal daquele município. O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que tem como gestora a professora Miriam.

"O cravo brigou com a rosa debaixo de uma sacada. O cravo saiu ferido e a rosa despedaçada". "Sambalelê tá doente tá com a cabeça quebrada. Sambalelê precisava de umas dezoito lambadas". Isaque Folha, reescreveu canções como as que foram citadas e lançou um livro e CD que recebem o título de ‘Canções de Valor’. Na releitura feita pelo piauiense, o cravo não briga com a rosa e Sambalelê está contente com a sua cabeça curada. A ideia, segundo ele, é oferecer um recurso didático e fazer um convite à restauração.

Durante a palestra Isaque interage com professores, faz imitações conta superação ocorridas em sua vida. Isaque Folha, que já dividiu conferências pelo Brasil com nomes como Içami Tiba e Augusto Cury em palestras sobre relações humanas, vê no projeto uma oportunidade de levantar uma discussão entre pais e educadores sobre de que forma os valores estão sendo transmitidos às crianças. Em Alto Alegre apesar de focar na divulgação de sua obra, o palestrante não se deviou do foco que era a auto estima do professor em sala de aula.
Séc. Miriam Carneiro

“Muita gente ainda não parou para ver que por trás de algumas dessas músicas tem certa malícia. Ao fazer a análise psicológica das letras, a gente percebe que há um fundo negativo. Então se a escola é a primeira a pregar contra a violência, chega a ser até uma ironia trabalhar essas canções com as crianças”, avaliou.

Ainda conforme o pedagogo e músico, o universo folclórico das lendas, contos infantis e cantigas de roda tem camuflado, em meio ao lúdico, uma sutil inversão de valores. Ele cita o exemplo da música "Teresinha de Jesus", em que a personagem central da cantiga despreza a sua família e se entrega a um qualquer, lamentando, em seguida, a frustração e o "sangue derramado em seu coração".

“Teresinha rejeita o pai e o irmão para estender a mão a um estranho. Como que a família, que é a célula máter da sociedade, é tratada nessa canção? Durante toda a infância a menina escuta a mãe dizer que na rua não pode falar com estranhos e na música é diferente?”, questiona Isaque Folha.

Com a releitura do piauiense, um dos trechos da música "Teresinha de Jesus" ficou assim: "Teresinha de Jesus de uma queda foi ao chão; Bem ali, três cavalheiros que lhe estenderam suas mãos. Ela deu a mão ao pai e também ao seu irmão, mas ao tal desconhecido a Teresa disse não!". Ela e outras canções, foram também gravadas em um CD e ganharam ritmos bem brasileiros como o forró, samba e afoxé.

A publicação tem prefácio do doutor em educação Hamiltom Werneck, autor do livro "Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo" e já foi membro do conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Para ele, o pedagogo Isaque Folha, com criatividade e brilho musical, "transforma o folclore e através de um atentado com boa índole, muda a visão das músicas, transformando-as em canções com valores positivos e de bem com a vida, sem traumas ou exageros".

O livro conta com belas e criativas ilustrações da também piauiense Ângela Rêgo. As parte musical também é assinada por músicos piauienses. A venda e divulgação do projeto Canções de Valor têm sido feitas pela internet e também em algumas livrarias de Teresina, em Alto Alegre muitos professores puderam adquiri a obra durante o evento.
Parte de professores presentes no evento

Apos a palestra de Isaque Folha, foi ministrada outra palestra sobre Racismo na educação. Ao final do encontro a Secretária de Educação Miriam Carneiro coordenou o sorteio de dezenas de presentes para os professores, entre eles um celular doado pela Vice- Prefeita Paula Noleto, Miriam agradeceu a presença de todos e desejou um feliz dia dos professores.
Isaque Folha e Miriam Carneiro
 Vereador  Manoel Rodrigues, Vice-  Prefeita  Paula Noleto e Miriam
Professor recebe presente
Diário do Mearim com informações do G1 Piaui
Fotos: Mano Natureza

0 comentários:

Postar um comentário