sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Jovens negros respondem por 88% das mortes motivadas por agressões

A Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) divulgou nesta quinta-feira (10/10) a Análise de vulnerabilidades da juventude negra no Distrito Federal. O estudo, que tem como objetivo apresentar a desigualdade social no DF, aponta que 88% dos homicídios registrados em 2011 foram contra homens negros.

A diretora da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas da Presidência da República, Mônica Gomes, diz que o racismo é o principal fator dos homicídios e alerta para a importância de intensificar os programas de inclusão social, assim como os cuidados com a educação no ensino fundamental e médio com a intenção de facilitar o acesso à universidade para quem precisa.

Dos jovens até 29 anos com o ensino superior completo, apenas 8% são negros. O estudo também aponta que os jovens negros são os que começam a trabalhar mais cedo. Entre os afrodescendente que têm de 15 a 17 anos, 29,6% já trabalham - 3 pontos percentuais a mais do que pessoas que se declaram não negras.

Com relação à moradia, 70% da população que vive sem acesso à infraestrutura adequada no DF, é formada por negros. A coordenadora da pesquisa, Jamila Zgiet, afirma que a maior parte da população jovem negra é residente da Estrutural, SIA, São Sebastião, Varjão e Paranoá, localidades com menor renda.
FONTE: O IMPARCIAL

0 comentários:

Postar um comentário