domingo, 7 de abril de 2013

ALLA realiza I Semana Lagopedrense de Literatura e Artes



A I Semana Lagopedrense de Literatura e Artes é um evento realizado pela Academia Lagopedrense de Letras e Artes (ALLA) e pretende agregar valores culturais e intelectuais, trazendo conhecimento e experiência aos participantes, além de incentivar e divulgar a literatura e as artes lagopedrenses e das cidades vizinhas, pois sabemos que as produções literárias, de todos os tipos e todos os níveis, satisfazem necessidades básicas do ser humano, essa incorporação enriquece a nossa percepção e a nossa visão do mundo.
            A ALLA é a idealizadora e responsável por este evento, que ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de abril de 2013, no Colégio São Francisco de Assis. Oferecendo palestras, oficinas, exposições e feiras literárias e artísticas, além de lançamento de livros e apresentações de peças teatrais e de cantores da terra.
            Nesta primeira edição, pretende-se atingir a classe estudantil e os professores das redes municipal, estadual, federal e privada do município de Lago da Pedra e das cidades vizinhas, além de profissionais envolvidos com literatura e qualquer outra arte e de pessoas que apreciam esse tipo de evento. Estima-se a participação de 1000 pessoas.
O tema escolhido para este ano será “Artes e Literaturas fazendo a cultura Lagopedrense”. A base desse tema é a tentativa de resgatar e incentivar a literatura e as artes lagopedrenses, dando maior importância à cultura.
A cultura de um povo é o retrato do próprio povo. A cultura surge de várias formas, uma delas é a literatura, através desta última é possível reconhecer o passado, entender o presente e planejar o futuro. Através da literatura se faz o retrato de uma época, seus usos, costumes, idéias e problemas. As outras artes, plásticas, cênicas, etc, abrilhantam a cultura de um povo. Não importa se é escritor, escultor, ceramista, pintor, arquiteto, músico, ator ou outro profissional, todos estão fazendo sua arte e merecem destaque.
A I Semana Lagopedrense de Literatura e Artes possibilitará que estudantes e professores das redes municipal, estadual, federal e privada do município de Lago da Pedra e das cidades vizinhas, além de profissionais envolvidos com literatura e as outras artes interajam entre si. Os artistas poderão expor e comercializar suas produções e a população poderá conhecer seus artistas e contemplar suas obras.
A decisão de realizar este evento surgiu quando a ALLA percebeu a carência de eventos lagopedrenses que incentivem a cultura e os artistas locais. O evento pretende proporcionar crescimento tanto aos participantes quanto aos organizadores e aos patrocinadores. Pois para os participantes trás uma possibilidade ímpar de conhecer a arte a cultura lagopedrense, para os organizadores se torna uma grande experiência em sua formação à medida que possibilita vivências não oferecidas no dia a dia e os patrocinadores conseguem expor eficientemente sua marca, alcançando um público misto.
A Academia Lagopedrense de Letras e Artes (ALLA) foi fundada dia 20 de outubro de 2012, numa solenidade realizada na câmara municipal de Lago da Pedra, estiveram presentes várias autoridades do município e do estado. A ALLA é vinculada à Federação das Academias de Letras do Maranhão e à Academia Maranhense de Letras.
A ALLA se caracteriza pela busca incessante de resgatar os valores intelectuais e artísticos de Lago da Pedra, ou seja, incentivar e divulgar a produção artística, literária e intelectual local. Contribuindo, assim, com a cultura da sociedade e com a geração de oportunidades de novos conhecimentos, além de debates e da integração da população de Lago da Pedra.
A Academia Bacabalense de Letras participará do evento como convidada, "iniciativas como estas que que valorizam nossa cultura, principalmente a cultura das letras e o incentivos à leitura, parabéns aos acadêmicos e ao povo de Lago da Pedra", afirmou o poeta Zezinho Casanova presidente da Academia Bacabalense de Letras.


0 comentários:

Postar um comentário