Uma caravana de Bacabal de artistas e produtores culturais se dirigiu a Pindaré para prestigiar um evento histórico: a posse de escritores na Academia Mundial de Letras da Humanidade. A sessão solene ocorreu no dia 28 de maio, às 19h, no icônico Engenho Central de Pindaré, e reuniu uma diversidade de grupos e instituições, incluindo o grupo Identidade LGBT, o Conselho Municipal de Educação do município de Bacabal, a UNEGRO - União de Negras e Negros pela Igualdade, o Centro de Artesanato de Bacabal e a Academia Bacabalense de Letras entre outras instituições governamentais e não governamentais de Santa Inês e Pindaré. O Secretário de cultura de Bacabal, Maestro Victor Emanuel também participou do evento.
O evento contou com a presença do presidente mundial da instituição, o escritor Camilo Martins, que deu posse a novos membros de Santa Inês, Pindaré e Bacabal. Entre os homenageados, destacaram-se os escritores bacabalenses José Casanova e Carlos Ofélio.
José Casanova foi empossado como Presidente da Academia Seccional Vale do Mearim, um reconhecimento de sua contribuição para a cultura e literatura da região do Mearim. Carlos Ofélio também recebeu sua honraria, consolidando a importância dos escritores de Bacabal no cenário literário maranhense. Ambos receberam do Presidente da Academia as insígnias da instituição, o Diploma de imortais, a Toga e a medalha com o Brasão da Academia.
A noite foi marcada por discursos emocionantes, recitais de poesia, celebração das artes e da ciência com a reafirmação do compromisso de todos os imortais empossados na Academia Mundial de Letras da Humanidade signatária do Pacto global da ONU, por uma literatura e cultura de paz.
0 comentários:
Postar um comentário