sábado, 8 de julho de 2023

FECOBAC realiza encontro sobre mudanças climáticas em Bacabal

 

O FECOBAC - Fórum Ecológico de  Bacabal, em parceria com a UFMA e Pastoral da ecologia, realizou na tarde deste sábado (08), o II  ENCONTRO  Partilhas de Saberes com o tema Aliança pelo clima - Contra o desmonte da política ambiental. Durante o evento realizado de forma hibrida com palestras presencias e virtuais.  Foram  debatidas  pautas como  a causa, gravidade e solução da mudança climática, o atual  desmonte da política ambiental e a mobilização da sociedade em defesa da Casa Comum.

Na primeira parte do encontro foram exibidos vários vídeos com destaque para o tema "Querem quebrar o Brasil - sobre o Fracking ou Gás de  xisto, também conhecido como Gás da Morte. O prof. Dr. Francisco Vale Lima,, doutor em filosofia pela Universidade do estado do Rio de Janeiro e militante da Pastoral da Ecologia na diocese de Bacabal ministrou palestra sobre o desmonte da politica ambiental, explicando as características de projetos de lei e medidas provisórias.

O Professor das disciplinas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política, com Mestrado em Sociologia/UFMA Campus de Bacabal Marcio Camelo, ministrou palestra  sobre A mobilização da sociedade em defesa da Casa Comum,  chamando atenção dos participantes do encontro que cada um deve rever suas posturas e fazer sua parte mais coletivamente na defesa pela vida.

Ao final do encontro foram elaboradas propostas de estratégias para formar uma "Aliança pelo clima", tais como estabelecer dialogo com a promotoria de justiça,  buscar a participação dos Meios de Comunicação de MASSA e as Mídias Sociais;  participar do processo de eleição de composição da Comissão Interrinstitucional de Educação Ambiental Municipal cujo o Projeto de criação já foi aprovado no Parlamento Municipal.

Outra estratégia pensada foi a Criação das COM-VIDAs em todas escolas de Bacabal, iniciando pela rede estadual. A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola – Com-vida é uma nova forma de protagonizar as questões ambientais na escola, com participação de estudantes, professores, funcionários, gestores e comunidade.


Os organizadores do encontro destaca a necessidade de buscar apoio de alunos e de professores universitários, bem como ampliar as discursões sobre a importância do voto Consciente nas eleições de 2024, Para isso foram criados grupos de trabalho voluntários conforme as pistas de ação das estratégias traçadas.

0 comentários:

Postar um comentário