quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Academia Bacabalense de Letras Destaca a importância da leitura em tempos de Pandemia

A Academia Bacabalense de Letras lembra que nesta quinta-feira (7) é comemorado o Dia do Leitor - uma paixão de muitos. Com o isolamento social por causa da propagação da Covid-19 muitas pessoas intensificaram o hábito de leitura, fundamental para manter a mente sã. Só para se ter uma ideia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou, entre tantas ações com o objetivo de amenizar os impactos negativos da pandemia, ler.

Além dos cuidados essenciais com higienização e alimentação, o atual momento exige uma atenção especial para nós mesmos, uma vez que a falta de conhecimento e de uma solução imediata gera um aumento de ansiedade, insegurança, estresse, tristeza e outros sentimentos. Neste momento, os livros têm sido ótimos companheiros de quarentena.

Além de todos os benefícios citados que a leitura nos traz, ela pode também amenizar os sintomas de estresse causados por esse momento. Um estudo realizado pela universidade de Sussex, no Reino Unido, afirma que ler por apenas seis minutos ajuda a diminuir cerca de 68% dos níveis desse estresse.

Durante a quarentena, experimente criar uma rotina de leitura. Leia sozinho, com os filhos e, aos poucos, toda família estará envolvida. O melhor horário para este momento, vocês vão definir: pode ser no início da manhã, após o lanche da tarde, ou até mesmo antes de dormir.

Uma dica para quem não tem o hábito da leitura, é começar por assuntos que despertem o seu interesse e curiosidade. Você vai vivenciar um misto de sensações, e perceberá como é incrível entrar no mundo dos personagens, se envolver na história e aguardar por um final que poderá ser feliz ou até mesmo nos surpreendermos com um final inesperado.

Em Bacabal temos duas bibliotecas publicas e diversas pequenas bibliotecas comunitárias na zona rural, caso queria um livro em especial pode procurar no Disco voador Sebo Livraria virtual, Bacabal tem vários escritores premiados a nível nacional, pesquise na internet ou procure a Academia de Letras da cidade, e boa leitura.
Alguns escritores Bacabalenses


p.S : Parte  do te texto desta matéria é adaptação de texto lido na internet

0 comentários:

Postar um comentário