sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Crianças Reivindicam Politicas Culturais a SEMUC


Em evento cultural realizado dia 4  (terça ) crianças do Bairro Novo Bacabal, apos realizarem várias apresentações culturais, entregaram ao poeta Zezinho Casanova na naquele ato representando o Secretario José Clécio, uma carta escrita a mão e assinada por várias crianças do bairro, ondem reivindicam da SEMUC - Secretaria Municipal de Cultura - Ações culturais no bairro, ou pelo menos, uma vez por ano a realização de um dia cultural na comunidade, bem como a construção de espaço cultural publico para uso coletivo na comunidade.
As crianças fazem parte do Projeto Vamos! Criança uma iniciativa sócio educativa, complementar a escola, que proporciona atividades voltadas a promoção da resiliência e ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes de 07 a 14 anos em situação de vulnerabilidade e risco social de bairros periféricos da cidade de Bacabal.
O Projeto oferece ainda momentos e espaços de convivência, aprendizagem e crescimento solidário através de intervenções sócio educativas, integradas com a família, escolas parceiras e comunidades.
Durante o mês de outubro foram desenvolvidas atividades com o tema"Nosso jeito, Nossa Cultura"  onde crianças e adolescentes realizaram ações relacionadas a cultura bacabalense.
Realizaram também levantamento dos espaços culturais do bairro e município com uma atividade de mapeamento e prepararam danças, parodias e brincadeiras regionais.
O Projeto Vamos Criança usa a metodologia o acompanhamento pedagógico  integral através de encontros de sensibilização com trabalhos temáticos, acompanhamento pedagógico as famílias, apoio escolar, oficinas de teatro e dança, esporte, capoeira e informática. A meta é a formação sistemática que possibilite o fortalecimento individual de crianças que vivem em situações adversas, melhorando a capacidade de criarem sua própria historia de vida e atuarem como "embaixadores de direitos" nos locais onde estão inseridas - nas famílias, escolas e comunidades.
Os encontros acontecem de segunda a quinta feira no contra turno escolar das 08:00 as 11:00 e das 14:00 as 17:00 horas no Centro Comunitário Alto da Assunção, VP 06, s/n, bairro Alto da Assunção e Centro Comunitário Paulo Freire, Av. Brasilia 210, Bairro Novo Bacabal,, Dona Eliene mãe de criança participante do  projeto disse que "Aprendi a conversar com as outras pessoas e a diminuir minha timidez" Conclui satisfeita. A iniciativa é mantida por doações de padrinhos e projetos da Petrobrás. O representante da SEMUC declarou a todos os  presentes no evento que entregará ao secretário de cultura a cartinha das crianças para as providencias cabíveis.

0 comentários:

Postar um comentário