Foi apresentado, nesta quarta-feira, 30, no
auditório da Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano
(Secid), em São Luís, o diagnóstico referente à primeira etapa do
projeto de elaboração do Plano Diretor de Drenagem da Bacia do Mearim.
O secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Fredson Fróz, informou que a elaboração do plano é resultado de parceria do Governo do Estado e do Ministério de Integração Nacional. “É fruto de uma gestão participativa que integra o poder público, sociedade civil organizada, usuários das águas, conselhos, comitês e comunidade dos 83 municípios que compõem a Bacia do Mearim”.
Fróz explicou que o projeto é um instrumento de planejamento que tem o objetivo de propor ações integradas. “Visa a prevenção contra os efeitos das ocorrências naturais como enchentes, inundações e estiagens”. Ele destacou que a participação dos órgãos estaduais, de gestores municipais e da sociedade civil fortalece o trabalho.
Segundo o superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), João Martins, é importante o Governo o Maranhão captar recursos para solucionar questões que envolvem a
De acordo com o representante do Comitê da Bacia do Rio Mearim, José Raimundo Filho, o papel do comitê é fazer a gestão dos recursos hídricos, avaliar a situação atual, fazer com que a água seja melhor utilizada e que rio continue produzindo riquezas. Falou ainda que o Governo do Estado execute políticas previstas na Agenda 21 para combater e evitar os prejuízos constantes durante o período de chuvas no Rio Mearim.
Para a superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Laís Rego Silva, o envolvimento da Secid na elaboração do Plano fortalece o compromisso do Governo do Estado em resolver a questão das enchentes. “Parabenizo o secretário Fredson Fróz e a todos os gestores que estão envolvidos nesse processo”, declarou. A próxima etapa do projeto será as audiências públicas.
Presentes, também, na reunião, os secretários adjuntos da Secid, Silvano Neto (Desenvolvimento Urbano), e Frederico Burnett (Projetos Especiais); membro do Comitê da Bacia do Mearim, José Raimundo Filho; além de representantes das Secretarias de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e de Desenvolvimento Social (Sedes), entre
FONTE: O Imparcial
0 comentários:
Postar um comentário