sábado, 14 de setembro de 2013

Dicas para quem quer ser roterista


“Qualquer produção audiovisual precisa de um roteiro”, disse o cineasta Evgeny Itskovitch, radicado no Brasil desde 2006, enfatizando que o campo de trabalho para o roteirista envolve desde as produções de filmes até o mercado publicitário. 
Evgeny Itskovitch disse já ter conhecido diretores de cinema que afirmaram encontrar dificuldade para conseguir um roteirista. Na avaliação do cineasta, o que ocorre em São Luís é um desencontro entre esses dois profissionais, os quais não se encontrariam para trocar experiências por falta de espaços de integração.

A partir da próxima semana, os interessados em iniciar-se ou aprofundar o conhecimento sobre roteiro cinematográfico terão uma oportunidade de formação em São Luís. Instalado no Centro Histórico, o ECI-Museum, espaço cultural e de intercâmbio entre o Brasil e a Rússia, está com inscrições abertas para 30 vagas no curso de roteiro e iniciação ao cinema, ministrado pelo cineasta russo Evgeny Itskovich.

Sobre o curso de roteiro de cinema, Evgeny Itskovich esclareceu que, além dos conhecimentos teóricos, as aulas vão partir da intensa prática da escrita para apresentar os conceitos, sendo a avaliação final dos alunos a elaboração de um roteiro. O professor disse ainda que os participantes terão contato com diretores e produtores, a fim de conhecerem a realização audiovisual no contexto da cidade.

O conteúdo programático incluiu o papel do roteirista na produção audiovisual moderna e uma discussão sobre direitos autorais, assim como os elementos da dramaturgia e a distinção entre roteiro e texto literário. A partir de modelos de produção de cinema e seus respectivos roteiros, os participantes conhecerão suas fases de criação, aprendendo as técnicas e as metodologias para a construção e estruturação do texto.

Segundo o produtor do ECI-Museum, Ed Edson, a iniciativa do curso é voltada para qualquer pessoa que tenha interesse em tornar-se roteirista. Ele destacou que alguns dos alunos que já efetuaram matrícula trabalham na área da televisão e buscam atualizar-se através do curso. Ed Edson informou que o espaço cultural vem efetivando parceria com o Cineclube Casarão Universitário, da UFMA, a fim de promover outras atividades audiovisuais em São Luís.

Formado em direção de cinema na Rússia, Evgeny Itskovich aprofundou-se nos temas da dramaturgia e roteiro, já tendo realizado trabalhos autorais no país de origem e no Brasil. Em São Luís, ele já ministrou oficinas no Teatro Arthur Azevedo e participou de projeto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Também com formação musical em piano, o russo é regente de coral na Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

TRÊS PERGUNTAS PARA// EVGENY ITSKOVICH

O que é um bom roteiro?
“É um roteiro que desperta [o espectador] e tem uma boa dramaturgia. Não há uma regra, mas o roteiro tem a função de ser a matéria-prima da produção cinematográfica. Tem que ser bom de ler, além de audível e dizível”.

Como se prepara um roteirista?

“É preciso escrever muito. O roteirista tem que sentir que, no cinema, não se pode descrever apenas com palavras como está a pessoa. Se a personagem está com dor de cabeça, como fazer [o espectador] entender isso? Às vezes tem que ser por meio de uma imagem ou um som. É importante saber como pode desenvolver o roteiro. Quando o roteirista produz sozinho, é uma coisa. Quando o diretor ou o produtor pede para ele escrever, é outra coisa. É um trabalho de equipe em que os três [roteirista, diretor e produtor] trabalham juntos”.

Além da elaboração do roteiro, que outros conhecimentos o curso oferece ao aluno?

“O papel do roteirista na produção de cinema e as possibilidades criativas da produção do texto. Apesar do curso ser bem funcional, vamos aprender como é melhor escrever um roteiro e as relações do roteirista com o diretor e o produtor”.


SERVIÇO
O quê? Curso de Roteiro de Cinema
Quando? De 21/9 a 14/12 (aulas aos sábados, de 12h às 14h30)
Onde? ECI-Museum (Rua 14 de Julho, N° 20, Centro Histórico)
Quanto? R$ 600. Informações: (98) 3222 5268


0 comentários:

Postar um comentário