sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Bacabal participa da I Teia da Rede Estadual de Pontos de Cultura do Maranhão



Com a eleição de 22 delegados que representarão o Maranhão na Teia Nacional, a aprovação das propostas do estado e a entrega de certificados, terminou, neste domingo (26), em São Luís, o encontro da I Teia da Rede Estadual de Pontos de Cultura do Maranhão (Teia-MA).

Com participação de gestores, produtores e fazedores de cultura, o evento foi promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), e realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma). Bacabal foi representado por mestre Pinta,gestor do Ponto de Cultura.

"Capoeira, ações de Nossa Identidade Cultural", que através de um Stand expôs as atividades realizadas pelo Ponto de Cultura em Bacabal.

A Teia-Maranhão foi uma preparação estadual para a Teia Nacional, que acontecerá em abril, em Natal (RN), onde estarão reunidas lideranças e produções dos pontos de cultura, dos grupos, segmentos e fazedores da cultura brasileira. Mestre pinta foi eleito com 39 votos para representar o Maranhão na etapa nacional.


No encontro nacional a proposta é fortalecer a Rede Cultura Viva e o Programa Cultura Viva, além de ser um espaço para integração, reflexão, capacitação e difusão, na promoção e proteção da diversidade das expressões culturais.

Em três dias de discussões, o encontro contou com a presença da secretária da Cultura, Olga Simão, além do coordenador-geral de Programas e Projetos Culturais da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Pedro Domingues; do Coordenador Geral de Acompanhamento e Fiscalização do MinC, Marcelo Nóbrega; do representante do MinC na Região Nordeste, José Gilson Barros, do superintendente de Gestão do Programa Cultura Viva-MA, Francisco Barros; além de técnicos d Minc e da Secma.

A secretária Olga Simão disse aos participantes da primeira edição do Teia-Maranhão, da satisfação do Governo do Maranhão de poder proporcionar a integração, de forma democrática e responsável, de vários segmentos da Rede de Pontos de Cultura do Maranhão, em importante encontro para o fortalecimento das políticas culturais no estado.

"Terminamos este evento mais envolvidos e comprometidos em prol da cultura maranhense, tenho certeza. Uma demonstração de que fazemos a cultura de maneira responsável e de braços dados com o Governo Federal. Por isso quero agradecer a presença dos técnicos do Ministério da Cultura e dos fazedores de cultura dos vários municípios que compareceram", disse Olga Simão na solenidade de encerramento da I Teia-MA.

Lançado pelo governo federal, em 2007, o Programa Mais Cultura, hoje, Cultura Viva, marca o reconhecimento da cultura como necessidade básica, direito de todos os brasileiros, tanto quanto a alimentação, a saúde, a moradia, a educação e o voto. A partir desse programa o governo incorpora a cultura como vetor importante para o desenvolvimento do país, incluindo-a nas agendas social e política como estratégia de Estado para reduzir a pobreza e a desigualdade social. "Quero parabenizar a Secretaria da Cultura, a todos os participantes, pois retorno a Brasília satisfeito com os trabalhos e os avanços conquistados nesta I Teia do Maranhão, que muito contribuirá com a Teia Nacional", afirmou o coordenador do MinC, Pedro Domingues.

Atualmente, o Maranhão possui 30 pontos de cultura, localizados nos municípios de São Luís, Raposa, Ribamar e Paço do Lumiar. Outros 30 estão distribuídos por vários municípios maranhenses localizados nos Territórios da Cidadania. Entre eles Bacabal.

Durante o período de 2010 a 2013 foram repassados recursos para o funcionamento dos Pontos de Cultura, cujas prestações de contas foram devidamente aprovadas pelo Setor de Convênios e Contratos da Secma e estão em execução de suas atividades.

COM INFORMAÇÕES DA SECMA

0 comentários:

Postar um comentário