quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Evangélicos , católicos e seguidores do Candomblé se reuniram em culto contra a Intolerância religiosa


evento 1 evento2 evento3 evento4


Pela Primeira vez nos últimos 14 anos, se reuniram membros do candomblé e evangélicos da igreja Neopetencostal no Rio de janeiro. O evento marcou as comemorações do Dia Nacional da Liberdade Religiosa, celebrado no dia 21 e criado em homenagem à sacerdotisa do candomblé, Gildásia dos Santos. Ela foi vítima de perserguição por uma Igreja neopetencostal e enfartou ao ser acusada de charlatanismo em 2000.

Nos últimos anos, o interlocutor da CCIR babalaô Ivanir dos Santos avalia que fiéis de religiões diferentes se tornaram mais tolerantes, mas que, institucionalmente, igrejas ainda são hostis a segmentos religiosos de matriz africana, principalmente. “Satanizam nossas crianças na escola, demonizam nossa cultura religiosa e popular como o samba e a capoeira e nossos rituais”, disse.

Instalada no Brasil há 12 anos, a Igreja Evangélica Voz de Deus, da corrente neopentecostal, será a primeira a se juntar ao evento da comissão. O pastor presidente Ayo Balogun, de origem nigeriana, avalia que é preciso vencer as barreiras do preconceito no Brasil. “As igrejas tem que unir os seres humanos e não deixar de amar pessoas que não praticam a mesma fé que a nossa”, declarou.

Para Ivanir dos Santos, a adesão da igreja de Ayo Balogun à comemoração é o primeiro passo para sensibilizar outras igrejas a se juntar contra a intolerância religiosa. “O gesto desse pastor é uma semente que tende a crescer porque muitos evangélicos não têm postura preconceituosa”,

O Evento “CANTANDO A GENTE SE ENTENDE” aconteceu no dia 24, e teve ínicio as 18:00h em frente ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelãndia,Centro. O Evento contou com a participação do Arcebispo Dom Orani Tempesta, nomeado cardeal na semana passada.

Espera-se outros eventos ecumenicos com participações de várias outras congregações e religiões.

Uma Semente de paz que deve gerar bons frutos para todos.
fonte: Blog do Valberlucio

0 comentários:

Postar um comentário