segunda-feira, 25 de março de 2024

Programa Saúde Ocular Beneficia Cerca de 200 Crianças em Bacabal

Nesta segunda-feira(25), o Programa Saúde na Escola de Bacabal promoveu uma ação voltada para a saúde ocular das crianças do ensino fundamental menor, atendendo quase 200 alunos. A iniciativa, que contou com a presença da Secretária Adjunta de Educação, Patricia Teles, teve como objetivo principal a prevenção e o diagnóstico precoce de problemas visuais entre os estudantes na ação Saúde Ocular. 

A ação foi realizada no Centro de Especialidades Dr. Coelho Dias, localizado no centro da cidade, e contou com uma equipe multidisciplinar composta por oftalmologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, professores, coordenadores e indiretamente com agentes comunitários de saúde. Durante o evento, as crianças passaram por uma triagem oftalmológica, onde foram realizados testes de acuidade visual e exames para identificação de possíveis problemas oculares.

Segundo a Secretária Adjunta de Educação, Patrícia Teles, a iniciativa faz parte de um conjunto de ações do programa Saúde na Escola, que tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar dos alunos. "A saúde ocular é fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois uma boa visão está diretamente relacionada ao aprendizado escolar. Por isso, é importante realizar essas ações preventivas e garantir o acesso da população escolar aos serviços de saúde", destacou a secretária.

Além da triagem oftalmológica, a ação também ofereceu orientações sobre a importância da saúde ocular, cuidados básicos com os olhos e a importância do uso correto dos óculos, quando necessário. Os alunos que apresentaram algum problema visual durante a triagem serão encaminhados para acompanhamento médico e, se necessário, receberão óculos gratuitamente.
Para a Secretária Adjunta da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Eduarda Vieira, a iniciativa foi muito importante para os alunos. " Esta é uma ação conjunta da Secretaria de Saúde com a Secretaria de Educação. Muitas vezes, os pais não têm condições de levar seus filhos ao oftalmologista, então essa ação veio em um momento muito oportuno. É uma forma de garantir que nossos alunos tenham uma visão saudável e possam aprender melhor", ressaltou a secretária.

O Programa Saúde na Escola é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, que visa promover a integração entre saúde e educação, garantindo o acesso dos alunos da rede pública a serviços de saúde de qualidade. A ação de saúde ocular em Bacabal demonstra o compromisso do município com a saúde e o bem-estar da população escolar, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o sucesso acadêmico das crianças.

0 comentários:

Postar um comentário