segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cadeirantes jogam basquete no encerramento do Verão Litorânea

O projeto Verão Litorânea, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), despediu-se das férias de julho em grande estilo. A Avenida Litorânea foi palco, no domingo (31), de uma partida de basquete bastante animada envolvendo pessoas com deficiência física. Mais do que apenas um dia de lazer, os participantes da atividade provaram que apesar de algumas limitações, eles possuem muita disposição para serem vencedores na vida.
“Este jogo aqui na Litorânea tem um significado muito grande para nós, que somos deficientes físicos. O basquete é uma atividade que faz parte da nossa vida diariamente. O esporte faz um bem muito grande para gente e nos ajuda a tirar um pouco do estresse que é estar em uma cadeira de rodas. A gente se sente útil. Foi um prazer jogar no Verão Litorânea”, afirmou Jorge Henrique, da equipe do Maranhão sobre Rodas.
A proposta da Sedel de abrir espaço para o basquete para cadeirantes foi aprovada por quem já trabalha com o esporte há muito tempo. Para o técnico de basquete Hermílio Nina, é necessário apoiar estes atletas que se divertem em cadeiras de rodas.
“É preciso fazer atividades como esta para estas pessoas, pois os limites estão nas cabeças das pessoas. É importante que se busque outros caminhos para favorecer a acessibilidades aos deficientes físicos”, disse o treinador.
O secretário-adjunto de Projetos Especiais da Sedel, Winglitton Rocha, o China, avaliou como positivo a participação de pessoas com algum tipo de deficiência no Verão Litorânea. “A primeira edição Verão Litorânea foi um sucesso. Conseguimos agregar até pessoas com deficiência. É necessário que seja proporcionado a estas pessoas inclusão de vida. Eles fazem parte da sociedade e merecem atividades como esta. O papel da Sedel é promover o esporte e estamos fazendo isso sem nenhum tipo de distinção. Todas as pessoas merecem esporte e lazer”, disse.

0 comentários:

Postar um comentário