segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Aposte na poderosa chia para emagrecer com saúde

Mariana Garcia, do R7
Chia

A nova aposta entre os emagrecedores não é, na realidade, uma novidade. Pelo menos não para os mexicanos e outros povos americanos.
Trata-se da chia, um alimento funcional muito popular entre os incas, maias, astecas e outros povos pré-colombianos. Seu poder - para quem quer perder os quilinhos a mais - está concentrado principalmente em suas sementes, ricas em fibras solúveis e insolúveis.

Segundo a nutricionista Vivian Goldberger, da clínica Emagrecentro, a vantagem das fibras presentes na casca da semente da chia é proporcionar a sensação de saciedade.

- Quando entram em contato com a água, essas fibras formam uma espécie de gelatina excelente para o intestino, pois ajuda a regulá-lo e potencializa a absorção de nutrientes.

Essa gelatina formada pela chia, quando umedecida, retarda a nossa vontade de comer também por ocupar espaço no nosso aparelho digestivo. É como se demorássemos mais tempo para ficar de “estômago vazio”.

Mas não apenas quem quer fazer as pazes com a balança deve incluir chia no seu cardápio. Essa sementinha é a principal fonte alimentar de ácidos do tipo ômega-3, importantíssimos para regular os níveis de colesterol ruim e triglicérides no sangue.

- Ela tem muito mais ômega-3 do que o salmão e do que a linhaça. E com uma vantagem em relação a essa última: não é preciso triturar a semente chia antes de ingerí-la para conseguir absorver o benefício.

Ficou interessado? Pois saiba que basta apenas comer uma colher (de sobremesa) de chia por dia para melhorar o funcionamento do seu intestino e sentir menos fome. Mas atenção: não exagere no consumo da chia. Uma colher (de sopa) dos pequeninos grãos tem 65 calorias.

E, já que não é preciso triturá-la, dá para adicioná-la a iogurtes, vitaminas, sucos, saladas, sopas e outras receitas.

Proteção do cérebro 

Vivian explica ainda que a semente de chia contém altas concentrações de três minerais fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo: o ferro, o cálcio e o magnésio.

- Cálcio é importante para a saúde dos ossos. Mas, em combinação com o magnésio, é melhor ainda, pois esse mineral desempenha um importante papel na parte da construção óssea e muscular.

Além disso, o magnésio é excelente para o funcionamento mental, porque atua no nosso humor, no combate ao estresse e na melhora da nossa motivação.

0 comentários:

Postar um comentário