segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Prazo para pedir isenção em cursos técnicos do IFMA começa nesta segunda-feira

fonte: Imirante, com informações do IFMA
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) lançou edital que trata da isenção de taxa de pagamento do seletivo de cursos técnicos de nível médio 2012. O prazo de inscrição começa nesta segunda-feira (29), e será encerrado no dia 16 de setembro. Os interessados devem preencher o formulário de isenção no site www.ifma.edu.br e depois entregar os documentos em um dos 18 campi do IFMA.
Para pedir a isenção da taxa deve-se atender a dois critérios: ter estudado em escola pública ou ter sido bolsista integral em escola particular durante o ensino fundamental ou ensino médio; e apresentar consumo familiar de energia elétrica de até 130 kw/h, considerando a última conta recebida no segundo semestre de 2011.
O IFMA oferece 4.470 vagas que estão distribuídas em 82 cursos técnicos. A instituição disponibilizou duas vezes o número total de vagas para a isenção. Logo, 8.940 pessoas poderão participar do seletivo sem pagar a taxa de inscrição.
Além dos dados pessoais (RG, CPF, comprovante de residência, conta de energia elétrica, certificado e histórico escolar), o candidato deve informar: a cidade de realização da prova; o campus em que deseja estudar; a forma que vai concorrer (integrada, concomitante e subsequente); os cursos que deseja concorrer (primeira e segunda opção); e se deseja concorrer por meio do sistema de cotas.
Neste seletivo, o IFMA adotou três tipos de cotas. 25% das vagas serão destinadas aos egressos de escolas públicas; 5% das vagas serão preenchidas por candidatos com deficiência; e 20% das vagas dos cursos de recursos naturais serão destinadas aos filhos de agricultores familiares ou pescadores artesanais que tenham estudado em escola pública.
Neste último caso, a cota só vale para os cursos técnicos em Florestas, Agronegócios, Agroecologia, Agropecuária e Aquicultura. Eles serão oferecidos em sete unidades: Açailândia, Barra do corda, Buriticupu, Caxias, Codó, Maracanã e São Raimundo das Mangabeiras.
O IFMA publicará a relação dos selecionados por ordem alfabética no site www.ifma.edu.br e na portaria dos campi no dia 10 de outubro. Os candidatos não selecionados no processo de isenção deverão inscrever-se no período de 13 de outubro a 4 de novembro, arcando com o pagamento da taxa de inscrição. O valor será divulgado em novo edital.
Formas dos cursos técnicos
Existem três formas de cursos técnicos. Na integrada o aluno cursa o ensino médio junto com a habilitação técnica no IFMA. Na concomitante o aluno faz o curso técnico no IFMA e cursa o ensino médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é destinada às pessoas que já concluíram ou estejam concluindo o ensino médio.

0 comentários:

Postar um comentário