quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Palmas será a capital da moda do Tocantins por quatro dias


De 25 a 28 de agosto, o Tocantins passa a fazer parte do calendário da moda brasileira, com a Palmas Fashion Week – PFW, onde serão apresentadas as novas tendências
Palmas – A tocantinidade é o grande mote da edição 2011 do Palmas Fashion Week (PMF), que acontece de 25 a 28 de agosto. O evento será realizado no Jalapão Hall, no Shopping Capim Dourado, e os desfiles estão previstos para às 20h. Entre as diversas coleções de profissionais renomados, estará presente também, a produção local, por meio do artesanato do Babaçu e Capim Dourado, projetos que são desenvolvidos pelo Sebrae em Tocantins, Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins e instituições parceiras.
Estão programados quatro desfiles, nos quais serão apresentadas as coleções: “Palmas para o Tocantins”, “Coleção Jalapa” e “Coleção Babaçu Brasil”, todas feitas a partir da matéria-prima do capim dourado e babaçu, produzidas por artesãos que recebem consultoria e capacitação com profissionais renomados do mercado brasileiro da moda.
Através do desfile, o público poderá conferir, além dos produtos de artesanato, o resultado de todo um trabalho social, econômico e ambiental desenvolvido junto aos artesãos. Nos últimos anos, a cadeia do artesanato vem se consolidando como a principal fonte de renda destes trabalhadores. Esse resgate, tem sido feito por meio da preservação da identidade cultural, do incremento da produção e da melhoria da qualidade dos produtos artesanais obtidos a partir do coco babaçu e do capim dourado, da agregação de valor e do aumento das vendas, sem esquecer da questão sustentável.
Hoje, a cadeia do artesanato se prepara para atender a demanda do mercado nacional e internacional. Os artesãos da região do Jalapão, por exemplo, ganharam recentemente mais um incentivo para a produção. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) aprovou o pedido de Indicação Geográfica (IG), que reconhece oficialmente aquela região, como centro produtor de arte em Capim Dourado, criando um diferencial que vai ampliar a competitividade, a qualidade das peças fabricadas, e para os compradores, a certeza da origem dos produtos.
PFW
O Palmas Fashion Week mostrará ainda as coleções de roupas de mais de vinte lojas. Para a apresentação das peças foram contratados modelos locais (que passaram por capacitação), de agências de Brasília e atores globais, como Alexandre Slavieiro, Ricardo Tozzi, Ildi Silva e o ex-bbb, Fernando Fernandes – ele ficou paraplégico depois de um acidente de carro e hoje defende a bandeira da acessibilidade. O evento também terá uma parte cultural com a apresentação dos cantores Dudu Nobre, Zé Geraldo, Leone e Beto Guedes no Espaço Vip.
Programa dos desfiles
Dia 25.08 – Coleção “Palmas para o Tocantins” – Capim Dourado
Dia 26.08 – Coleção “Babaçu Brasil” – Babaçu
Dia 27.08 – Coleção “Jalapa”– Capim Dourado
Dia 28.08 – Mix das três coleções
A entrada para o espaço dos desfiles é gratuita e estará disponível a partir das 19h.
fonte: sebrae notícias

0 comentários:

Postar um comentário