segunda-feira, 21 de novembro de 2022

UNEGRO e Secretaria da Mulher realizam exposição fotográfica

 A UNEGRO - União de Negras e Negros pela Igualdade, em parceria com a Secretaria da Mulher do município de Bacabal, realizou na manha deste domingo(20) evento alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra no Salão Paroquial da Catedral de  Santa Terezinha. A ação foi  composta por uma exposição fotográfica de Denise Marques e uma roda de conversa sobre o racismo na sociedade contemporânea. 

Além destas atividades, quem foi à exposição viu de perto também outros elementos da cultura afro-brasileira como artesanato, roupas, Biojoias  e belas mulheres negras e empoderadas que encantaram a todos com seus turbantes e roupas que lembravam  o continente africano.

Varias pessoas que foram ao evento, chegaram a se emocionar com a atesmofera cultural do ambiente, gravaram vídeos para suas redes sociais, e posaram para fotos com os demais participantes do evento.

A roda de conversa contou com a participação de professores, artistas, intelectuais progressistas, representantes de comunidades quilombolas, jovens e militantes de outros grupos do movimento negro em Bacabal. O Secretário de Comunicação da Unegro- Bacabal, José Casanova afirmar que " A UNEGRO consegue unir pessoas em prol da luta contra o racismo, mesmo que pensem diferentes, e o núcelo de Bacabal abraça a causa em defesa da vida, da liberdade e do fortalecimento da democracia." Concluiu Casanova.

Um dos momentos que mais chamou atenção das pessoas foi a apresentação do grupo de Dança Máfia Crew com coreografia criativas em sua performance ao final do evento, os jovens dançarinos se filiaram a Unegro.

A Secretária Adjunta da Mulher de Bacabal, Marina,  também fez uso da palavra focando na luta contra o racismo, a coordenadora do Projeto da Exposição fotográfica  Jackcilene também fez uso da palavra e ressaltou a importância da mulher negra e que as modelos da exposição, mulheres negras em sua maioria dos quilombos, sentiram-se valorizadas com o projeto.

A professora e Assistente social Rita de Cássia, Presidente da Unegro- Bacabal mediou a roda de conversa , encerrou o evento agradecendo aos parceiros e ra todos os participantes e deixou sua mensagem  e o convite para os presentes se associarem à Unegro.


















0 comentários:

Postar um comentário