quarta-feira, 29 de junho de 2011

Santa Luzia e Pedreiras recebem mais 22 bibliotecas rurais

Nestas terça e quarta-feiras (28 e 29, o O Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai entregar mais 22 bibliotecas para comunidades rurais dos municípios maranhenses de Santa Luzia e de Pedreiras, respectivamente.
Em Santa Luzia do Maranhão serão capacitados 34 agentes de leitura para cuidarem de 17 bibliotecas (2 agentes de leitura para cada comunidade). A oficina de formação será no dia 28 de junho às 9h, na Secretaria Municipal de Educação, e às 12 h será feita a diplomação dos agentes e a entrega oficial das bibliotecas pelas autoridades locais e dos governos estadual e federal presentes.
No município vivem mais de 74 mil habitantes, sendo que cerca de 50 mil na zona rural. Eles terão acesso às bibliotecas pela primeira vez. As atividades agrícolas de Santa Luzia baseiam-se na produção de subsistência com o cultivo de arroz, milho, mandioca, feijão, abóbora e fava.
As bibliotecas rurais do programa Arca das Letras também chegam pela primeira vez em Pedreiras no dia 29, onde serão formados dez agentes de leitura e entregues cinco bibliotecas em solenidade no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.
Cultura e Educação no Brasil Rural
Desde 2003, quando foi criado, o programa Arca das Letras já distribuiu mais de 8.400 bibliotecas em comunidades de agricultura familiar, de remanescentes de quilombos, assentamentos da reforma agrária, áreas indígenas e em colônias de pescadores de todos os estados do Brasil. Foram colocados à disposição das famílias do campo mais de 2 milhões de livros que contribuem para o lazer, o entretenimento e para o desenvolvimento da educação e do trabalho.
As comunidades beneficiadas pelo programa Arca das Letras recebem bibliotecas com mais de 200 livros de literatura infantil e juvenil, além de técnicos e didáticos. Todos os livros recebidos pelas comunidades atendem às necessidades dos moradores. As bibliotecas são implantadas para incentivar a leitura, melhorar a educação nas comunidades e ajudar os moradores nas atividades agrícolas.
No Maranhão, o Programa Arca das Letras já implantou 425 bibliotecas em 109 municípios, beneficiando mais de 40 mil famílias. As bibliotecas são administradas por mais de 850 agentes de leitura, voluntários, moradores das comunidades, que recebem formação para incentivar a leitura e a cultura nas comunidades rurais.
Programação
Terça-feira 28 de junho de 2011 – Santa Luzia/MA
9h: Capacitação de 34 agentes de leitura do município de Santa Luzia
11h: Solenidade de entrega de 17 bibliotecas para as comunidades rurais e diplomação dos agentes de leitura.
Local: Secretaria Municipal de Educação – Av. Nagib Haickel, Centro. Santa Luzia/MA
Quarta-feira 29 de junho de 2011 – Pedreiras/MA
9h: Capacitação de 10 agentes de leitura do município de Pedreiras
11h: Solenidade de entrega de 5 bibliotecas para as comunidades rurais e diplomação dos agentes de leitura.
Local: Auditório da Câmara Municipal de Pedreiras – Rua Maneco Rêgo, 9006, Centro.
Apoio: Ministério da Educação-FNDE / Câmara Municipal de Vereadores de Pedreiras
fonte: MDA

0 comentários:

Postar um comentário