quarta-feira, 20 de julho de 2011

Contas erradas podem ser doença

Distúrbio neurológico atrapalha aprendizado da Matemática

 Antes de acusar seu filho de preguiça por não conseguir resolver problemas matemáticos simples, de somar ou multiplicar, pense duas vezes: ele pode sofrer de uma doença que atinge 6% da população mundial — a discalculia. O transtorno neurológico dificulta o aprendizado da Matemática.

São afetados principalmente três campos: compreensão dos fatos numéricos (adição, subtração, multiplicação e divisão simples); realização de procedimentos matemáticos (como divisão de números grandes ou soma de frações) e semântica (compreensão da linguagem usada em problemas). “Discalculia não é dificuldade para fazer cálculos complexos. É a incapacidade de lidar com operações triviais”, disse o neurologista José Alexandre Bastos à Agência Estado. O que não significa que, só porque tira notas baixas, seu filho tem o problema.Segundo o especialista, para que uma criança seja diagnosticada com discalculia, é preciso excluir fatores que dificultam o aprendizado, como deficiência intelectual, problemas afetivos, ambiente de estresse em casa ou na escola. “O diagnóstico é feito por uma equipe multidisplicinar que costuma incluir um neurologista, um neuropsicólogo, um pedagogo e um fonoaudiólogo”, explica.O treinamento matemático e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento da doença que, em alguns casos, requer uso de remédios.
Discalculia
O QUE É
Dificuldade para realizar problemas matemáticos simples.
DIAGNÓSTICO
Deve ser feito por equipe multidisciplinar e excluir fatores emocionais, escolares e até deficiência intelectual.
CONSEQUÊNCIAS
Além das notas baixas e reprovação, há bullying, abandono escolar e prejuízo à auto-estima infantil.
TRATAMENTO
Treinamento matemático com profissionais, acompanhamento psicológico e, em casos de outras doenças, como transtorno de déficit de atenção, remédios.

0 comentários:

Postar um comentário