O grupo do senador José Sarney começou a debater efetivamente os rumos da eleição para a prefeitura de São Luís do próximo ano. Na última sexta-feira, 29, na Assembleia Legislativa, o PMDB realizou encontro para debater o tema.
“O eleitor de São Luís nos chamou para a disputa. A governadora Roseana Sarney (PMDB) teve uma votação extraordinária na capital, eu tive uma votação surpreendente, tive mais de 225 mil votos em São Luís, assim sendo, ele nos convocou para luta e eu como Partido, estou pronto para enfrentar o desafio”, afirmou João Alberto em entrevista a jornalistas, durante o encontro.
De fato, o desempenho da governadora Roseana Sarney no ano passado surpreendeu os mais otimistas do grupo Sarney. No entanto, quando o assunto é eleição de São Luís, ainda há uma barreira a ser quebrada.
Em 2008, os votos dos candidatos considerados do grupo Sarney, não ultrapassaram a marca de 12% dos votos. A esperança para 2012 reside, por enquanto, só mesmo no recall do desempenho da governadora Roseana Sarney nas urnas, em 2010.
Porém, até o momento, de acordo com pesquisa encomendada pela própria governadora Roseana Sarney, esse dado positivo ainda não se mostrou capaz de mudar os rumos das eleições de São Luís.
Nessa pesquisa, até que teve um dado importante, que poderia ser considerado um avanço do grupo Sarney na conquista do eleitorado da capital.
Trata-se do nome do ex-prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, atualmente chefe da Casa Civil. De acordo com informações que circularam nos bastidores da política maranhense, ele estaria disputando o primeiro lugar com o candidato derrotado, em 2008, Flávio Dino.
Mas, o avanço do grupo, para por aí mesmo. Por ter sido reeleito prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando não pode ser candidato no próximo ano.
Quando se trata de outros nomes, como os de Pedro Fernandes, Gastão Vieira, Max Barros e do próprio João Alberto, nenhum deles passa da casa de 1%.
Entretanto, mesmo que essa influencia da governadora não tenha aparecido efetivamente ainda, nas pesquisas, há uma expectativa de que o quadro seja modificado a partir do segundo semestre quando as ações do governo devem começar a aparecer com mais notoriedade.
E os ganhos, em decorrência da futura aprovação, deverão recair, de acordo com um sinal dado em outra na fala de João Alberto, no nome de alguém que, de certa forma, não goza de popularidade juntos ás massas, mas, sobra-lhe poder de convencimento no alto clero da política do Maranhão.
“Tem muitos nomes por aí, agora mesmo está surgindo o nome de Fernando Filho, que pode ser candidato, um excelente cidadão”, enfatizou João Alberto, claramente lançando o nome do empresário, secretário metropolitano no primeiro governo de Roseana e atual presidente da Antac, até junho, para as eleições de 2012, em São Luís.
Votos dos candidatos do grupo Sarney em 2008
Raimundo Cutrim (DEM) – 4.51% – 22.054
Cleber Verde (PRB) – 3.89% – 19.013
Gastão Vieira (PMDB) – 1.95% – 9.508
Pedro Fernandes (PTB) – 0.82% – 4.020
Waldir Maranhao (PP) – 0.54% – 2.644
Total – 11.71 % – 54.239
FONTE: Matias Marinho
segunda-feira, 2 de maio de 2011
João Alberto sugere Fernando Fialho para disputar a prefeitura de São Luís
maio 02, 2011
No comments
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário