Diário do Mearim Cidadania

Diário do Mearim Cidadania

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Bacabal elege novos conselheiros estaduais de cultura


Foram eleitos nesta sexta-feira, 22, durante no IV Fórum de Cultura do Maranhão, os novos membros do Conselho Estadual de Cultura (Consec). A eleição para o biênio 2017/2019 aconteceu na cidade de Timon e teve a  paticipação dos representantes de Bacabal.
Com votação aberta e coordenada pela Comissão Eleitoral, 20 novos conselheiros foram aclamados em plenária. Outros 20 suplentes, nessa mesma proporção, também foram eleitos.


Ações da Sectur

Na parte da manhã, o secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino, apresentou as ações da Sectur detalhando a atuação do Governo do Estado em vários municípios de acordo com os eixos e estratégias do Plano Estadual de Cultura, nas áreas do audiovisual, música, patrimônio imaterial, equipamentos culturais, ações integradas, entre outras.

Diego Galdino reafirmou a importância de descentralizar as ações de cultura. “Descentralizar é uma forma de valorizar todas as cidades maranhenses, pois nosso estado tem uma das maiores diversidades culturais do país, por isso estamos aqui em Timon recebendo todos do Maranhão para realizarmos esse grande fórum”.

Após apresentação das ações realizadas pelo Governo e dos trabalhos encaminhados pela comissão eleitoral de leitura e aprovação do regimento, a eleição foi realizada na parte da tarde com indicações de membros das áreas culturais de artes cênicas, música, livro e leitura, audiovisual, artes visuais, patrimônio cultural, memória e documentação e cultura popular.
José Wilker Conselheiro do Audiovisual
                                                  
Os novos eleitos são representantes da cultura maranhense perante o poder público e a sociedade civil. A posse dos novos conselheiros de cultura se dará em data a ser confirmada.

                                             CONSELHEIROS DE BACABAL
                                 
Participaram representando o municipio de Bacabal sete pessoas do  movimento cultural, durante a eleição Bacabal conseguiu eleger os seguintes conselheiros da sociedade civil:
Marcos Jânio de Sousa ( Marcia Jane )  Conselheiro titular represetnado a mesorregião centro;
José Wilker avelino Souza Conselheiro Titular do segmento Audiovisual
Angela Maria Pacheco Silva  Conselheira Suplente do segmento Patrimonio Cultural
Janice Alves Rodrigures Conselheira Suplente segmento LGBT.
O Secretário de cultura de Bacabal Paulo Campos acompanhou a delegação de Bacabal durante topo o forum e afirmou que: " O forum é um espaço de discurssão das politicas culturais do estado e Bacabal também está dentro deste contexto, acreditamos que os conselaheiros eleitos de Bacabal nos representarão muito bem no conselho estadual de cultura".
Cabe agora ao movimento cultural bacabalense acompanhar de perto a participação de seus representantes no conselho estadual de cultural.
Diáriodo Mearim com informações da SECTUR

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário