sexta-feira, 14 de maio de 2010

Lula sinaliza intervenção no PT/MA para garantir apoio a Roseana Sarney

Gerson Camarotti e Maria Lima
De O Globo

Sob forte pressão da família Sarney para que o PT maranhense retire o apoio à candidatura do deputado Flavio Dino (PCdoB) ao governo, o presidente Lula garantiu ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e à governadora Roseana Sarney (PMDB-MA) que o partido apoiará a reeleição da peemedebista. E que isso será feito por uma decisão interna do partido. Lula recebeu os dois anteontem, antes de viajar para Moscou.
Para contornar o impasse, a proposta da direção nacional do PT é fazer uma nova votação no encontro estadual do partido, marcado para o dia 22 — na primeira votação, os petistas maranhenses aprovaram, com apenas dois votos de diferença, o apoio a Flávio Dino. Essa possibilidade aumentou ainda mais o clima de tensão entre aliados de Lula no Maranhão.
O deputado Domingos Dutra (PT-MA), opositor ferrenho da família Sarney, rechaça uma nova votação e fala em conflito, exagerando:
— Se tentarem mudar o resultado anterior e anular a aliança com Flávio Dino haverá morte, e Sarney será o culpado. Não vou deixar que mudem o resultado. Se tentarem fazer isso no Maranhão vai ter guerra — adverte Domingos Dutra.
Flavio Dino, do tradicional aliado PCdoB, reclamou da pressão dos Sarney. Disse que só a direção nacional do PCdoB pode retirar sua candidatura, e que isso não deve acontecer. Para Dino, com ou sem PT, ele segue candidato com o apoio do PSB.
— O que posso garantir é que não haverá palanque único aqui no Maranhão. O que nós do PCdoB reivindicamos é igualdade de tratamento. O PCdoB é o aliado mais tradicional do PT e sua única reivindicação de governador é aqui no Maranhão — protestou Dino.
O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, disse que já falou ao presidente Lula e à pré-candidata Dilma Rousseff, que a candidatura de Flavio Dino é prioridade absoluta para o partido.
— Eu disse para o presidente Lula que não aceitamos um critério para o PT e o PMDB, que podem ter dois palanques nos estados, e outro para o PCdoB — disse Renato Rabelo.
O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, já deu sinal verde para a realização da nova eleição no PT maranhense.

0 comentários:

Postar um comentário