quinta-feira, 6 de junho de 2024

ARTIGO: Orgulho Autista por David Morais

O Dia do Orgulho Autista, 18 de junho, foi criado pelos(as) próprios(as) autistas devido a falta de representatividade e protagonismo nas ações promovidas no dia 02 de abril que é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Sobretudo, um dia voltado para as pessoas autistas que buscam validação e reforço: "Nada sobre nós, sem nós". Como também, para dizer que existem autistas indígenas, negros, ciganos e LGBT+, visibilizando e promovendo a igualdade de direitos.

Mas também, pode ser visto como um dia de conscientização por parte dos familiares, bem como de luta para acabar com a violação de direitos e como forma de evidenciar direitos.

Tenho orgulho de ser autista. Apesar do diagnóstico tardio; foi libertador. Não me tornei mais autista depois do diagnóstico. Aconteceu que não precisei mais mascarar, esconder-me para tentar ser aceito. Passei a entender melhor as minhas limitações e comorbidades associadas, aceitando e buscando o tratamento, intervenções e suporte.

Procurei entender melhor a minha condição neurológica e não doença. Sem me culpar mais pelas frases diretas que pareciam agressividade; da falta de contato visual; da desregulação emocional; da falta de interação e déficit de comunicação ; da falta de coordenação motora; da hipersensibilidade auditiva; da rigidez cognitiva; das estereotipias e por muitas vezes não conseguir demonstrar afetos e sentimentos.

Tenho orgulho de ser autista e de me afirmar uma pessoa com deficiência, combatendo todos os dias o capacitismo e o preconceito. Além de formas correlatas de opressão. Fazendo sempre a luta na defesa dos direitos humanos. Uma legítima luta revolucionária anticapacitista e antirracista. Como diz o poeta Sérgio Vaz: " Revolucionário é todo aquele que quer mudar o mundo e tem a coragem de começar a mudar por si mesmo”

David Morais
Ativista anticapacitista e antirracista
@davidmorais217
Membro da Academia Mundial de Letras da Humanidade

Segue abaixo um poema de David Morais sobre a mesma temática.



3 comentários:

  1. Parabéns pela data. Todo esforço é válido para sair da invisibilidade imposta pelo excesso de informações e ausência de sensibilidade humana.

    ResponderExcluir
  2. Uma pequena correção.

    O Dia do Orgulho Autista foi idealizado pelo grupo estadunidense Aspies for Freedom em 18/5/2005. Fiquei sabendo da iniciativa e divulguei no meu blog Crônica Autista, que mantinha no blogger que a Globo apagou. Assim, tivemos comemoração em Brasília, Salvador e, se não me engano, em Sorocaba, naquele mesmo ano.

    Apenas em 27/12/2007 a ONU, a pedido da delegação do Qatar, aprovou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo que não ficou sendo no dia 1° de abril porque este, em muitos países, é tido como o Dia da Mentira. Também eu fui quem primeiro divulgou a notícia no Brasil, ainda em dezembro de 2007.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro Dia da Conscientização do Autismo foi comemorado em 2008.

      Excluir