quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Brasil comemora centenário de Luiz Gonzaga e Bacabal lembra sua passagem na cidade


 (Reprodução/Internet)

No dia 13 de dezembro de 1912, uma sexta-feira, nascia em Exu (PE) o segundo dos nove filhos do casal Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus, que, na pia batismal da igreja matriz da cidade recebeu o nome de Luiz Gonzaga Nascimento.


Com apenas 8 anos de idade, ele substitui um sanfoneiro em festa tradicional na Fazenda Caiçara, no Araripe, Exu, a pedido de amigos do pai. Canta e toca a noite inteira e, pela primeira vez, recebe o que hoje se chamaria cachê. O dinheiro, 20 mil réis, "amolece" o espírito da mãe, que não o queria sanfoneiro.



A partir daí, os convites para animar festas - ou sambas, como se dizia na época - tornam-se frequentes. Antes mesmo de completar 16 anos, Luiz de Januário, Lula ou Luiz Gonzaga já é nome conhecido no Araripe e em toda a redondeza, como Canoa Brava, Viração, Bodocó e Rancharia.



Um século depois, muitas são as histórias que seus companheiros têm para contar desse homem que fez o povo brasileiro conhecer a dureza da vida no sertão, mas também levou muita alegria com sua sanfona para todo o país.

Diário do Mearim orgulha-se de registrar , mesmo que resumida, a vida e obra  desse mestre da cultura brasileira, e para homenagear Gonzaga e todos os metres da cultura popular bacabalense, passo a narrar abaixo um causo  verídico acontecido aqui em Bacabal com nosso querido Luis Gonzaga, agradeço a colaboração do mestes Miro Gomes, músico das antigas, que na sua simplicidade guarda segredos da cultura bacabalense nunca imaginados por pesquisadores.

LUIS GONZAGA EM BACABAL

O Rei do Baião fez vários show's em Bacabal, o Correão foi palco de grande Show de seu Luis, mas ficou marcado na memória do povo da época um show de Luiz Gonzaga patrocinado pelo Armazém Paraíba realizado em praça público. tudo corria bem e o povo de Bacabal curtia a apresentação do nosso querido homenageado, eis que a certa altura do show aparece um bebum, daqueles bem antipáticos que toda festa tem, o antipático que passa o tempo todo pedindo música em voz alta ao artista, ele queria ouvir "O Jumento é nosso irmão", assim o mesmo chamava em que o velho Lua enaltecia as qualidades do Jumento, animal muito útil no sertão nordestino,mas que hoje é muito desvalorizado. 
O senhor bebum. começou a gritar: _ Canta da Jumenta! ... Ei veio canta a jumento!...  Canta jumento veio feio!... Depois desse terceiro pedido o fã exaltado não passou mais despercebido por Luis Gonzaga, mas ele continuou seus pedidos. Canta a jumenta vei...   Ei canda o Jumento!.... Canta o Jumento...
Luis Gonzaga com a simpatia de sempre, a simplicidade do sertanejo e a sabedoria de um mestre, parrou o show e falou ao povo de Bacabal:
_Meus amigos, é muito bom quanto a gente encontra um pessoa que conhece a música de gente, eu gostaria de chamar aqui no palco( um caminhão) este senhor aqui da frente que faz hora que pede a jumenta.
O cidadão subiu no palco todo orgulhoso e Luiz Gonzaga continuou com sua delicadeza. 
_Meus amigos, esse rapaz faz hora que pede a jumento ou a jumenta, sei lá, Ele é o homem que mais entende de jumento em Bacabal ( Nisso o publico começou a gostar do rumo da prosa e começou a sorrir) Este homem meu povo é quem mais entende de jumenta, é o maior comedor de jumenta da região...
Agora lascou pro bebum, a platéia foi ao delírio... vaias e risos  ecoaram  pra todo lado e o inconveniente fã da jumenta desceu as pressas do palco e nunca mais foi visto em Bacaba, depois descobriu-se que o mesmo morava no povoado Pinto Viana.
Aplausos para Luis Gonzaga, mestre da cultura brasileira que fez história em Bacabal.
Com dados da Agencia Brasil

0 comentários:

Postar um comentário