terça-feira, 1 de março de 2022

PT tenta viabilizar Cricielle Muniz para vice de Carlos Brandão


Um costura entre a ala do PT no Maranhão ligada ao presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Joaquim Washington Luiz Oliveira, tenta viabilizar a secretaria adjunta de Governo Cricielle Muniz como companheira de chapa de Carlos Brandão (PSDB) na disputa ao Palácio dos Leões em 2022.

As conversas, que já ocorrem há um certo tempo, se intensificaram após o secretário Felipe Camarão (Educação) voltar a se comprometer em cumprir acordo fechado com a corrente CNB (Construindo um Novo Brasil) para entrada no partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de concorrer à Câmara dos Deputados.

O principal obstáculo para a formação da chapa tem sido a desconfiança do governador Flávio Dino (PSB).

Brandão assumirá o governo do Estado a partir de abril, para concorrer à reeleição. Se escolhido pelo eleitor maranhense em outubro para permanecer no Executivo, o tucano teria obrigatoriamente a petista como sucessora –mesma situação experimentada atualmente por Dino, que não pode escolher outra pessoa para a vice, como planejava.

Segundo interlocutores, Dino teme que, ao tomar o Poder, o PT se movimente e sabote com candidatura própria seu plano de tentar retornar ao Palácio dos Leões, já que o partido estaria no controle dos cofres da máquina administrativa.

A última vez em que o PT ocupou a vice foi no último governo de Roseana Sarney (MDB), entre 2011 e 2014, quando o detentor era o próprio Washington Oliveira. À época, Roseana chegou a intentar concorrer ao Senado, mas para isso teria de deixar o petista no comando do Estado ao se desincompatibilizar do cargo. Para para se defender do xeque-mate de entregar o Executivo estadual para o PT, viabilizou a vaga vitalícia no TCE-MA para Macaxeira, como era popularmente conhecido o hoje conselheiro nos tempos de vida pública petista.

Embora formalmente desligado do partido e legalmente proibido de exercer ligações político-partidárias, Washington Oliveira ainda é considerado uma das lideranças petistas no estado e na CNB, tendência majoritária no PT, que tem Lula e a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, como representantes.

No Maranhão, integram a corrente o atual presidente estadual do partido, Francimar Melo e o deputado estadual Zé Inácio.
 PUBLICADO por Yuri Almeida no  Atual7




0 comentários:

Postar um comentário