quarta-feira, 9 de março de 2022

Enfermagem Bacabalense reivindica Piso Salarial neste 8 de Março


Neste 8 de Março, a Enfermagem brasileira está em luta pela votação do PL 2564/2020, que cria o Piso Salarial Nacional, em Bacabal não foi diferente. Em Ato publico realizado pela categoria na praça do Bolo pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bacabal, a categoria chamou atenção dos Deputados Federais do Maranhão para que aprovem com urgência o Projeto de Lei. Assinaturas pedindo a tramitação em regime de urgência já foram entregues ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas/AL), onde o PL tramita, após aprovação no Senado.


O fato do ato ter sido realizado no dia internacional da mulher, tornou-se muito simbólico para categoria, pois no Brasil, os profissionais da enfermegem são em sua categoria mulheres.
As mulheres brasileiras dedicam, em média, 26,6 horas semanais aos serviços de casa, enquanto os homens gastam 10,5 horas, conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)." As mulheres também têm uma probabilidade maior de interromper o trabalho formal para cuidar dos filhos, parentes idosos e convalescentes. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) de 2018 revelam que, mesmo com maior escolaridade, as mulheres recebiam em média 79,5% do total do salário de um homem, tendo uma carga horária semanal apenas 4,8 horas menor".

Segundo informações do Conselho Federal de Enfermagem, fruto de amplo diálogo e pactuação, o PL estabelece piso de R$ 4.750 para enfermeiros e valores proporcionais de 70% do valor para técnicos e 50% auxiliares e parteiras.
 Os trabalhos do GT que estudava o impacto financeiro e orçamentário do piso já foram concluídos, e a expectativa é que a pauta seja votada o mais breve possível.

0 comentários:

Postar um comentário