quarta-feira, 29 de setembro de 2021

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA APROVA CRIAÇÃO DO DIA ESTADUAL DA LITERATURA MARANHENSE

 

Nesta terça-feira (28) a Assembleia Legislativa do Maranhão votou e aprovou o projeto de Lei que institui a data 10 de agosto como o Dia da Literatura Maranhense, de autoria do deputado estadual Marco Aurélio.

A data escolhida é alusiva à de nascimento do poeta maranhense Gonçalves Dias, conhecido por ter escrito o poema “Canção do Exílio” e foi uma sugestão do professor da Universidade Federal do Maranhão, Dino Cavalcante, do curso de Letras.

Professor Dino Cavalcante 

“O dia 10 de agosto é um dia simbólico para todos os maranhenses que amam a sua literatura. Primeiro: foi o dia que nasceu, em Caxias, o maior poeta do século XIX, Antônio Gonçalves Dias, autor de Primeiros Cantos, com a Canção do Exílio. Segundo: foi o dia que 12 intelectuais fundaram a mais antiga instituição literária do Maranhão, a Academia Maranhense de Letras, liderada por Antônio Lobo” justifica o professor da UFMA, Dino Cavalcante, a data escolhida.

Poeta Gonçalves Dias 

O presidente da Academia Imperatrizense de Letras, Trajano Neto, parabenizou o deputado Marco Aurélio pela iniciativa e valorização da cultura maranhense. “Nós, da literatura maranhense, estamos muito felizes, acreditando que a instituição desse dia fortalece ainda mais a nossa literatura, incentivando os autores e as pessoas que leem. Parabéns ao Marco Aurélio e todos os deputados por essa aprovação”, afirmou Trajano.

Marco Aurélio comemorou a aprovação, “estou muito feliz e honrado em apresentar esse Projeto de Lei, que homenageia a Literatura Maranhense e seus escritores. Todos os dias, escritores do nosso estado contribuem com sua arte, com sua inspiração, com a cultura e educação. Valorizar essa produção literária é valorizar nosso povo e nossa marca. Agradeço a aprovação de todos os parlamentares”, destacou o parlamentar.

Agora aprovado o Projeto de Lei 392/2021 segue para a sanção do governador Flávio Dino para que se torne oficialmente o dia 10 de agosto o Dia da Literatura Maranhense.

Por Marcos Fábio

(Com informações do site Região Tocantina)

0 comentários:

Postar um comentário