Diário do Mearim Cidadania

Diário do Mearim Cidadania

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Treinador de futebol: Ofício ou profissão?

 

Em 14 de janeiro comemoramos o dia do Treinador. Nos esportes, um Treinador é o profissional que dirige as atividades de uma equipe ou de apenas um único atleta. Ser Treinador exige conhecimento de táticas, estratégias de jogo e de competição. Seu trabalho geralmente envolve a elaboração de esquemas, substituição de jogadores e outras ações no campo ou quadra.

Bacabal tem vários treinadores de destaque, entre eles podemos citar Roberto Baresi, Gamarra, Lambau, Marlon e outros técnicos.

O futebol ocupa lugar de destaque no cenário desportivo brasileiro. Baseado em informações científicas e legislativas, quais os requisitos para ocupar o cargo de treinador de futebol no Brasil? Ao considerar a problemática entre o modelo artesanal e o científico em relação à ambiguidade de formação nos perfis de treinadores de futebol,  convém discutir acerca dos requisitos exigidos para atuar como treinador de futebol no Brasil e sua relação com a legislação e a formação profissional em Educação Física embasada na literatura científica.

 Do ponto de vista da Lei vigente sobre a profissão de treinador, observa-se que não há obrigatoriedade do treinador ser graduado em Educação Física, apenas indica a preferência. Enquanto que a literatura científica defende a utilização do conhecimento científico adquirido em cursos universitários para o melhor desempenho e concretização dos objetivos propostos por esses treinadores em sua prática cotidiana de trabalho.
 O não reconhecimento e a desvalorização do treinador de futebol pelos clubes e pela sociedade são procedentes da falta de consenso legislativo e da recente profissionalização da Educação Física. Sugerimos que o debate e as reflexões acerca deste assunto sejam aprofundados para que este impasse seja solucionado e favoreça os envolvidos neste processo: os treinadores, os atletas, o futebol e a Educação Física.

MATÉRIA ESCRITA COM PARTE DO TEXTO COLHIDO NA INTERNET

0 comentários:

Postar um comentário