quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Turma do Quinto celebra centenário de Bacabal e a cidade sem nada a comemorar


Para o Carnaval 2020, a Turma do Quinto levará para avenida o centenário de Bacabal, mas a cidade não tem muito o que comemorar. A ideia da escola é mostrar a pluralidade cultural da Princesa do Mearim.

"A nossa proposta é enaltecer esses 100 anos de Bacabal mostrando desde sua história, sua cultura, sua fé... Você tem, por exemplo, o Papete que é de lá. O enredo do Quinto é importante pois traz todos esses elementos daquele povo", contou o carnavalesco da escola, Washington Coelho. Na literatura Bacabal tem João Mohana um dos maiores nomes da literatura nacional.

A Turma do Quinto é a terceira escola a desfilar no Domingo de Carnaval. De acordo com a programação da festa momesca o desfile deverá iniciar às 0h20.

Nada contra a "homenagem" dos carnavalescos da capital à história da cidade, o que artistas, produtores culturais e comunidade lamenta é a falta de motivos para comemorar cem anos numa cidade que pode ser considerada o cemitério das artes no Maranhão. A falta de transparencia deve refletir nos brilhos da fantasia.

A prova está na própria festa carnavalesca que s resumirá a shows de bandas famosas sem a valorização das brincadeiras carnavalescas do nosso povo. Além disso a Saúde pede socorro, não há agua potável nem para as necessidades básicas da pessoa humana.

Mesmo sem motivação para comemorar, a comunidade bacabalense não perde a esperança, e aguarda que os gestores tirem a mascara, pois a cidadania não é uma fantasia e a vida não se resume em carnaval.

Veja abaixo o Samba em homenagem a Bacabal

Com informações do G1

0 comentários:

Postar um comentário