sábado, 13 de abril de 2019

Sindicato dos Mototaxistas elege Zapata novo Presidente



O Sindicato dos Moto-taxistas de Bacabal e região do Médio Mearim realizou neste sábado das 8h às 16h , eleição da nova diretoria. Não havendo concorrentes apenas uma chapa se inscreveu para o pleito, a mesma liderada por Zapata.

A eleição ocorreu no posta da praça da Jussara, durante todo o dia foi grande a movimentação, ao todos votaram 109 pessoas, desse total foram 105 votos SIM, 3 votos NÃO, 1 voto em branco.

O sindicato é composto por 350 moto-taxistas, mas nem todos estavam aptos a votar.

Um mototáxi é um tipo de transporte alternativo público individual na qual os passageiros têm ampla escolha de local de embarque ou desembarque, o que não acontece com as modalidades de transporte em massa. É semelhante ao táxi, porém utilizando uma motocicleta em vez de um carro.

A palavra mototáxi é um neologismo que foi cunhado no Brasil pela justaposição do sufixo moto (redução de "motocicleta") e da palavra táxi. Segundo alguns estudiosos, esse serviço já existia na Alemanha desde 1987 e na Bolívia desde 1992.

Em Bacabal geralmente, o valor a ser pago é R$ 5,00 independente da distância a ser percorrida.

Entretanto, o valor pode variar a depender do dia da semana ou horário, ou mesmo incrementado caso a distância acordada seja maior do que a usual. Em algumas cidades onde há regulamentação o valor do serviço é determinado pelo poder municipal.

Dependendo do porte da cidade, a atividade de transporte por mototáxis pode ser registrada ou não. Cidades pequenas tendem a ter este serviço sem padronização nem legalização municipal. Cidades de tamanho maior tratam as mototaxis como um serviço semelhante ao de táxi.

Zapata, presidente eleito declarou que tudo fará para melhorar o serviço na cidade, a posse dos eleitos para o próximo triênio está marcada para domingo(14) na sede própria do sindicado a partir das 11h na avenida João Alberto em frente ao IFMA.

0 comentários:

Postar um comentário