quinta-feira, 28 de março de 2019

Espetáculo de Fé e Devoção Marca os 99 anos de Bacabal:Procissão do Fogaréu

         
Apontado como um dos principais eventos religiosos da cidade e estado do Maranhão, o espetáculo
"Procissão do Fogaréu" reúne turistas e moradores de várias localidades do país em Bacabal. A primeira procissão ocorreu em 2015, quando o pároco de São Francisco das Chagas na época, o frade franciscano Osmar Rodrigues de Jesus, OFM, trouxe o costume à cidade.
         Este ano a procissão do Fogaréu será realizada no aniversário de fundação de Bacabal, na quarta-feira Santa, dia 17 de abril quando a cidade celebra seus 99 anos. A procissão que encena a prisão de Jesus Cristo terá início às 18:00 horas com a iluminação pública apagada, ao som de tambores e apenas com as luzes das tochas acessas.
          O Brasil é um país de grandes dimensões – mais da metade da população é católica – não é de se estranhar que grandes manifestações religiosas tomem conta do tempo forte da Semana Santa. Em todas as regiões do país, as celebrações são marcadas pelas tradições populares e pela fé do povo cristão no Cristo Ressuscitado.
         Uma destas tradições é justamente  a procissão do Fogaréu, que se realiza em várias cidades,  inclusive em  Bacabal, a 240 quilômetros da capital, São Luís, é considera a 2ª maior, atrás somente  da cidade de Caxias (MA).
          Ao som de tambores e à luz de tochas, tem início a Procissão do Fogaréu . O ritual simboliza a procura e a prisão de Cristo. Cerca de 50 homens encapuzados representam os soldados romanos. Carregam as tochas enquanto um coro entoa cantos relacionados ao ato.
        A procissão é acompanhada por aproximadamente 12 mil pessoas que atuam como figurantes do espetáculo, segundo estimativa da coordenação do evento. Tem início na Praça da Igreja Matriz dos Frades Franciscanos, passa pelas principais ruas da cidade e chega novamente a Praça da Igreja Matriz, onde se faz o papel da Crucificação, onde Cristo foi morto no lenho da Cruz.
          Em seguida, o toque do clarim anuncia que Jesus está morto e se faz um momento de silêncio. É o fim da procissão. Depois disso, o corpo do personagem que representa Cristo, é sepultado dentro da lendária Igreja Matriz.
Vale a pena conferir, numa cidade considerada o cemitério das artes no Maranhão, o espetáculo é aguardado com ansiedade por toda comunidade bacabalense.
Diário do Mearim com informações de Carlos Veras

0 comentários:

Postar um comentário