domingo, 2 de setembro de 2018

A Lei de Causa e Efeito é tema de Palestra em Bacabal

          
Aconteceu neste sábado (01) no Centro Espírita Júlio Luz de Carvalho localizado no bairro Cohab III em Bacabal  a palestra pública Com o tema "As aflições e a lei de causa e efeito", a mesma foi ministrada pelo Dr. José Carlos Adler (Engenheiro) que como expositor representava a Federação Espírita do Maranhão.
          A palestra deixou claro que uma das leis mais faladas na doutrina espírita é a de causa e efeito ou também conhecida como lei de ação e reação.  Em resumo ; a causa seria a origem, o porquê de uma manifestação ou uma ocorrência e o efeito seria a sua consequência direta, consequência de algum ato ou ação anterior a este.
          Segundo os ensinamentos da doutrina espírita como a lei de causa e efeito nos rege a marcha evolutiva; Sendo Deus, infinitamente justo e bom, a inteligência suprema a gerir todo o universo, causa primária de todas as coisas (vide pergunta 1 do Livro dos espíritos) temos então nele a justiça sem igual do universo. Sendo então Ele justo e bom sua lei tem de ser ,também , justa e boa. Neste caso imaginemos que um ato muito danoso seja cometido, não há como desfazer o ato após ter sido feito, logo seu efeito se dará imediatamente após a causa, com mais ou menos rapidez conforme cada ato feito.
         
Tendo em vista isso se por exemplo lançarmos uma pedra em outrem o efeito não poderá ser diferente do dano causado. Em outras palavras o que fazemos corre por nossa conta mas as consequências do que fazemos são efeitos involuntários e obrigatórios. Se em uma encarnação cometemos o assassinato de alguém, a causa foi nossa escolha – o assassinato – e o efeito é obrigatório – no caso a possível desencarnação da vítima , a pena da lei humana para este ato e a pena divina – e sendo obrigatório o efeito juntamente da causa se tornam uma lei da natureza, uma lei que podemos observar nos estudos de física clássica e nos demonstra de forma simples como esta lei natural se dá de forma perfeita e harmoniosa.
        A todo ato da vida moral do homem corresponderia uma reação semelhante dirigida a ele, seja nesta encarnação ou numa próxima, Jesus nos fala que a todos será cobrado aquilo que fizestes durante sua vida. No evangelho, os espíritos nos trazem a reflexão de como somos responsáveis por nossos sofrimentos atuais em muitas das circunstâncias. Somos consequências de nosso passado, se estamos bem é porque fizemos o bem, se estamos mal é porque em algum momento fizemos o mal.
          Além dessa palestra aconteceu também sobre a monitoria de Adlamar um Seminário de formação sobre a prática mediúnica visando a implantação definitiva deste trabalho naquela casa espírita.
Com informações do site "Espiritismo da alma"

0 comentários:

Postar um comentário