sexta-feira, 1 de junho de 2018

Diário do Mearim parabeniza profissionais da imprensa

Na data em que comemoramos o dia da Imprensa, o Blog Diário do Mearim vem parabenizar todos os profissionais do setor da comunicação em Bacabal e região do Mearim.Em um país globalizado, em meio a avanços tecnológicos, bombardeio diários de informações, a imprensa tem um papel crucial na produção de informações para a sociedade brasileira, de forma apurada e verídica. Imprensa é como é chamado o conjunto de veículos de comunicação que atuam na área do Jornalismo. Este termo é derivado da "prensa móvel", um processo gráfico que foi usado para imprimir jornais a partir do século XVIII.

O poder de influência da imprensa é tão grande que muitos a consideram o "Quarto Poder" em alusão aos três poderes políticos: Judiciário, Legislativo e Executivo. Por isso, nas ditaduras coisa que muita gente anda pedindo a volta ultimamente, uma das primeiras medidas adotadas pelo governo é controlar a imprensa através da censura ou do fechamento dos meios de comunicação.É isso que voce quer para o Brasil?

Os desafios de quem atua nesta área são muitos. A censura e a falta de liberdade de expressão em alguns países são os maiores problemas da imprensa atualmente. Um dos principais é apurar conteúdo verídico e diferenciá-lo das Fake News, já que as notícias falsas só aumentam em tempos de Redes Sociais. Uma espécie de “tradutor” entre fatos e realidade, a imprensa exerce papel de extrema importância nos dias atuais.

A área de atuação cresce a cada dia para esses profissionais. Eles trabalham na web, televisão, revistas, jornais impressos, rádio e assessoria de comunicação integrada para pequenas e grandes empresas. Segundo os dados do site de bolsas de estudo Educa Mais Brasil, baseado no portal CAGED (Ministério do Trabalho), a média salarial para os profissionais que trabalham na gama de profissões associadas à imprensa é de R$ 3 mil.

A data é uma homenagem ao jornal “Correio Braziliense”, que começou a circular dia 1º de junho. Por muito tempo essa data foi comemorada em outro período. Equivocadamente, o dia da imprensa era celebrado em 10 de setembro por conta da Gazeta do Rio de Janeiro”, jornal oficial do Império. Mas, na verdade, o “Correio Brasiliense” circulava antes de forma clandestina, pois até o meado do ano de 1808 era proibida a circulação de jornais no país. Assim, a Lei nº 9.8831 determinou que a data fosse alterada para 1º de junho.

IMPRENSA BACABABALENSE

Em Bacabal há uma boa equipe de trabalhadores da comunicação,embora muitos ainda precisam melhorar a qualidade do trabalha que desenvolvem, hoje os profissionais da imprensa bacabalense estão tendo a oportunidade de estudar, muitos ja fizeram seus cursos técnicos e ganharam da justiça o direito de exercer a profissão, o Diário do Mearim vem homenagear grandes nomes da imprensa local como Osmar Noleto, Abel Carvalho, Salomão duarte, Israel Braga, Randerson Laerceio, Ray Lima, Castro Digital, Sergio Matias, Pedro Santos, Dalva Lemos e tantos outros profissionais da imprensa bacabalense.


0 comentários:

Postar um comentário