quarta-feira, 27 de junho de 2018

Centenas de pessoas participam de caminhada contra as drogas em Bacabal


     Na tarde desta terça-feira (26), o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Bacabal reuniu escolas da rede municipal e estadual para realização da II Caminhada  pela Paz e prevenção as drogas no município de Bacabal.O evento começou às 16:00 no Salão de Juri da Comarca de Bacabal e foi aberto pelo Presidente do COMPOD Fonteneles que fez uma explanação sobre as ações e projetos do Conselho.
     O Meritíssimo Juiz Dr. Jorge  e membro do conselho falou sobre a importância da caminhada e apresentou o site da instituição para todos os presentes e realizou a entrega de Diplomas de Honra ao Mérito para Professores que se destacaram em olimpíada com diversas atividades relacionadas à prevenção ao uso das drogas. A mesa de honra foi composta por lideranças religiosas, da sociedade civil e  autoridades do Ministério Publico, polícia federal e representantes do conselho.

     A ação, coordenada pelo Juiz de justiça  Jorge, titular da 3ª  Vara daCoarca de Bacabal,através do COMPOD,  visa conscientizar a população e os estudantes sobre as drogas. O evento contou com a participação de estudantes da rede municipal e estadual de ensino, além da população em geral.  Durante o percurso  algumas pessoas serviram água aos participantes da caminha Ao final do evento a Companhia de Teatro "Alfa e Ômega"   apresentou em espetáculo sombre o assunto da caminhada.
    
O dia 26 de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional de Combate às Drogas. O uso de drogas é um mal social em todo mundo. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas.
     O relatório aponta também a existência de uma média de 27 milhões de usuários de drogas problemáticos - aqueles que consomem drogas regularmente ou que apresentam distúrbios ou dependência. O número corresponde a 0,6% da população adulta mundial, ou seja, cerca de uma a cada 200 pessoas. 
     A II Caminhada pela paz e Prevenção as drogas foi importante por que trouxe a tona a discussão da prevenção às drogas para a juventude e toda a família.  O foco principal são as crianças, porque a partir do momento que você semeia essas ideias de prevenção às drogas ela vai ser discutida em casa, na mesa do café, almoço e jantar. Eles são multiplicadores dessa ideia.

O que é o COMPOD?
      O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Bacabal – COMPOD é um órgão colegiado permanente, autônomo, deliberativo, consultivo, orientador da política pública de prevenção ao uso indevido de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas que causem dependência física ou psíquica, bem como das políticas relacionadas com o tratamento, a recuperação, a redução de danos e reinserção social de dependentes químicos no município de  Bacabal, em consonância com a política nacional de atenção ao álcool e outras drogas.
     Veja abaixo as fotos da caminhada .




0 comentários:

Postar um comentário