sexta-feira, 29 de junho de 2018

Alto Alegre tem audiência pública em defesa dos precatórios e valorização dos professores

     
Numa demonstração de força e respeito à democracia, aconteceu na manha desta quinta-feira(28) na Câmara de Vereadores de Alto Alegre do Maranhão , uma  audiência pública  em defesa dos precatórios e valorização dos professores. O evento foi articulado pelo SINDSAAMA - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alto Alegre, além das lideranças sindicais participam da audiência , professores, alunos, pais de alunos além dos gestores do município.
      Os presentes na audiência afirmam que a mesma foi um momento bom para todos, rico em conhecimentos sobre precatórios do FUNDEF, sendo mais  um passo em busca  da valorização da educação com 60% desses recursos com investimento no professor e 40% em outros setores da educação.
      O próximo passo do Sindicato será  encaminhar o Projeto de lei à Câmara Municipal para aprovação, projeto este que os Vereadores Leo e Dezio se comprometeram  perante todos coma defesa do mesmo.
     
Estiveram presentes fortalecendo a luta dos educadores Givan Freire presidente em exercício da Força Sindical no Maranhão, Frazão Oliveira, presidente licenciado da Força Sindical, Presidente da FETRACSE, Federação dos Sindicatos no Serviço Público e Vereador professor Aldegran de Presidente Dutra
      Na audiência ficou claro que  a escola precisa viver um processo de humanização.O trabalho do professor precisa ser compreendido e valorizado através da lei do Piso.
      Os Precatórios do FUNDEF  não é para dá dinheiro ao professores, mas sim um investimento, uma vez que, o professor valorizado é um profissional motivado  a prestar  um melhor trabalho. Alguns municípios do Brasil ja receberam esses precatórios nos estados da Bahia, Piauí e Ceará.
      No Maranhão a FAMEM quer que o dinheiro seja destinado  não somente para educação, mas sim para outros setores dos municípios. 
     
O FUNDEF foi implantado em 1º  de janeiro de 1998, antes desse fundo ,não existia  a chamada valorização do magistério. Com isso também foi estabelecidas as complementações para os municípios do Norte e Nordeste.O problema é que essas complementações não foram repassadas em sua totalidade, cirando uma dívida com os municípios,  a qual é hoje reconhecida pela união.A lei do FUNDEF garante aos professores o direito a esse dinheiro.
      O valor para o município de Alto Alegre do Maranhão  será de quase 29 milhões de reais.Desses 60% é para professores e os outros 40% devem ser aplicados na educação do município. No Maranhão 12municipios já estão com o dinheiro dos precatórios do FUNDEF em contas judiciais bloqueadas., O presidente do Sindicato em Alto Alegre professor Renato agradeceu  a todos que atenderam ao convite do sindicato e se fizeram presente a audiência.

0 comentários:

Postar um comentário