segunda-feira, 14 de maio de 2018

SEMUC participa do Festejo de São Benedito nos 130 anos da abolição

        O Secretário municipal da cultura Paulo Campos, participou neste domingo(13) do tradicional festejo de São Benedito organizado pela Mestra da Cultura Popular dona Romana na rua Gonçalves Dias nas proximidades do SENAC. O evento começou às 20h com apresentação de capoeira, tambor de crioula e outras manifestações culturais.

        Mestra Romana usou a palavra para agradecer a presença de todos, Paulo Campos na qualidade de titular da secretaria de cultura falou sobre a importância daquele festejo para a cultura e história de Bacabal e lamentou a ausência da grande mídia bacabalense que mais uma vez ignorou uma importante manifestação cultural.

        Zezinho Casanova assessor da Secretaria de Cultura falou sobre a grandeza do festejo e seu valor enquanto patrimônio imaterial da cultura bacabalense, enfatizou sobre os 130 da abolição da escravatura no Brasil, destacou a falsa liberdade e a existência do racismo social e institucional no Brasil e que ações como o Festejo organizado por dona Romana são uma forma de resistência e luta pela cultura brasileira.
      Um grupo organizado de regueiros participaram do evento e foram representados pelo cabeleireiro e apresentador de televisão Edmarley que ressaltou em sua fala sobre a beleza e tradição do festejo de Mestra Romana, ao final do evento pessoas de várias comunidades quilombolas aproveitaram o momento para se confraternizarem e conversar sobre suas realidades.

0 comentários:

Postar um comentário