quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Autismo será tema de Palestra espírita em Bacabal

O Centro Espírita Júlio Luz de Carvalho mais uma vez surpreende a todos com suas atividades, desta vez aquela casa religiosa promove gratuitamente uma palestra sobre a visão espírita do autismo. O evento realiza-se-á às 19h do dia 20 de janeiro(sábado) no  salão nobre de palestra da instutuição localizado à VP 33 Quadra 50 Casa 2 Cohab III.. A palestra será totalmente gratuita e aberta ao publico de Bacabal e toda região do Mearim, será Ministrada pelo orador espirita Fábio Carvalho defensor publico na cidade de Imperatriz.
Bacabal é uma das cidades ondes estão nascendo um grande número de crianças com o espectro autistas em suas modalidades leve, moderado ou severo. Pais, familiares e educadores ainda não sabem lidar com a situação mesmo tendo se organizado em associação em Bacabal, a realidade vivida por estas famílias requer atenção especial tanto da sociedade civil quanto do poder publico. Com a promoção da Palestra "Autismo na Visão espírita", o centro espírita Júlio Luz quer iniciar e incentivar o estudo cientifico e espiritual do assunto de maneira clara,amoroso e respeitosa.

O que é AUTISMO ou TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA?

A partir do último Manual de Saúde Mental – DSM-5, que é um guia de classificação diagnóstica, o Autismo e todos os distúrbios, incluindo o transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado (PDD-NOS) e Síndrome de Asperger, fundiram-se em um único diagnóstico chamado Transtornos do Espectro Autista – TEA.

O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.

O TEA pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção e, às vezes, as pessoas com autismo têm problemas de saúde física, tais como sono e distúrbios gastrointestinais e podem apresentar outras condições como síndrome de deficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia. Na adolescência podem desenvolver ansiedade e depressão.

Algumas pessoas com TEA podem ter dificuldades de aprendizagem em diversos estágios da vida, desde estudar na escola, até aprender atividades da vida diária, como, por exemplo, tomar banho ou preparar a própria refeição. Algumas poderão levar uma vida relativamente “normal”, enquanto outras poderão precisar de apoio especializado ao longo de toda a vida.
O AUTISMO NA VISÃO ESPÍRITA

Um dos objetivos do Centro Espírita Júlio Luz de Carvalho é justamente mostrar à sociedade bacabalense quer ter um autista em casa não é coisa de outro mundo e que Deus em sua infinita bondade e mesericodia não está punindo ninguém por determinadas situações," A Doutrina espírita é o consolador prometido por Jesus e explica algumas condições pelas quais passamos" afima Zezinho Casanova Presidente do Centro. "Para entender a visão do Espiritismo sobre o TEA é preciso primeiro entender a finalidade da reencarnação. Na pergunta 132 de “O Livro dos Espíritos” encontramos a seguinte pergunta: “Qual a finalidade da reencarnação?”. Allan Kardec explica que a reencarnação é imposta por Deus para que os espíritos possam evoluir até alcançar a perfeição. Para alguns, a reencarnação é vista como uma missão, para outros, uma expiação. Para alcançar a evolução plena, muitos sofrem muito os carmas da existência corpórea. Há ainda uma outra finalidade da reencarnação: a de colocar o Espírito em condições de enfrentar a sua parte na obra da Criação. É para fazer a sua parte que o Espírito toma um corpo cumprir as ordens de Deus." Conclui Casanova. Estas e outras questões sobre a função do artistas na sociedade contemporânea farão parte da Palestra de Dr. Júlio Carvalho numa visão baseada no evangelho de Jesus.

As pessoas com Transtornos do Espectro Autista podem se destacar em habilidades visuais, música, arte e matemática
  • A maioria das pessoas com autismo é boa em aprender visualmente;
  • Algumas pessoas com autismo são muito atentas aos detalhes e à exatidão;
  • Geralmente possuem capacidade de memória muito acima da média;
  • É provável que as informações, rotinas ou processos uma vez aprendidos, sejam retidos;
  • Algumas pessoas conseguem concentrar-se na sua área de interesse especifico durante muito tempo e podem optar por estudar ou trabalhar em áreas afins;
  • A paixão pela rotina pode ser fator favorável na execução de um trabalho;
  • Indivíduos com autismo são funcionários leais e de confiança;

0 comentários:

Postar um comentário